SUS inicia distribuição de canetas para tratamento da obesidade

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) começaram a participar de um projeto-piloto que utiliza a semaglutida, princípio ativo das chamadas canetas emagrecedoras, no tratamento da obesidade. A iniciativa foi autorizada pelo Ministério da Saúde e será desenvolvida no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Rio Grande do Sul.

Denominado Real-Bari, o estudo acompanhará 250 pacientes durante dois anos para avaliar a eficácia do medicamento, além de analisar os custos e os impactos da possível incorporação do tratamento à rede pública de saúde.

Os participantes já são atendidos pelo GHC e apresentam obesidade grave ou a doença associada a outras comorbidades. Para participar, é necessário ter diagnóstico de obesidade há pelo menos 12 meses e comprovar que o tratamento convencional, com dieta orientada e prática regular de atividade física por, no mínimo, dois meses, não apresentou os resultados esperados.

Ao longo da pesquisa, os pacientes serão monitorados por especialistas para avaliar os benefícios clínicos da semaglutida e sua viabilidade de uso no SUS.

João Maria Vicente, com MSN

Foto – Caroline Morais/Ministério da Saúde