Idosa de 76 anos é resgatada em situação degradante e filha é presa por maus-tratos

Uma idosa de 76 anos foi socorrida em estado preocupante após ser encontrada com diversos ferimentos graves dentro de uma residência em condições insalubres na Vila Glória, em Campo Grande.

A filha da vítima, de 54 anos, foi presa em flagrante suspeita de maus-tratos, lesão corporal e apropriação de benefício da mãe.

O caso foi descoberto após profissionais da Secretaria Municipal de Saúde acionarem a Polícia Militar ao serem impedidas de entrar no imóvel para dar continuidade ao acompanhamento da paciente.

Segundo o boletim de ocorrência, uma médica e uma enfermeira já monitoravam a situação da idosa e, durante uma visita realizada anteriormente, identificaram várias lesões pelo corpo da mulher.

Entre os ferimentos estava uma grave lesão na perna esquerda, com sinais avançados de deterioração e necrose, além de um machucado na perna direita e hematomas na região do rosto, olhos e testa.

Ao retornarem à residência no dia seguinte, as profissionais relataram que a filha da vítima impediu o acesso da equipe ao imóvel.

Diante da situação, a Polícia Militar foi acionada.Com a chegada dos policiais, a entrada foi liberada e a equipe encontrou a idosa acamada, apresentando diversas lesões aparentes.

Conforme o registro policial, a casa estava em condições precárias de higiene e habitabilidade.

Durante o atendimento, a vítima relatou que os ferimentos teriam sido provocados pela própria filha e afirmou que as agressões ocorriam de forma frequente.

Ainda segundo a polícia, mãe e filha confirmaram manter uma convivência marcada por constantes discussões e episódios de violência física.

Apesar da gravidade do quadro clínico, a idosa resistiu inicialmente ao atendimento médico. Após orientação das equipes de saúde e dos policiais sobre os riscos à sua saúde, ela aceitou ser encaminhada por uma unidade do Samu para a Santa Casa de Campo Grande, onde permaneceu internada para exames e tratamento.

Outro ponto que chamou a atenção das autoridades foi a insistência da filha em permanecer com os documentos pessoais da mãe.

Questionada, ela afirmou que utilizava os documentos para viabilizar o recebimento de um benefício em nome da idosa, o que levantou suspeitas de possível apropriação indevida dos rendimentos da vítima.

Diante dos indícios reunidos durante a ocorrência, a mulher foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac/Cepol).

Ela poderá responder por crimes relacionados a maus-tratos contra pessoa idosa, lesão corporal e apropriação ou desvio de bens e rendimentos da vítima.

Tatiane Linhares Vicente, com informações de Top Mídia News

Foto:Reprodução