Vereadores participam da visita de Lula à Três Lagoas, na retomada das obras da UFN-3

O frio intenso, nesta manhã de quinta-feira (25), serviu apenas para deixar ainda mais poético o cenário deste dia histórico para Três Lagoas. Estruturas de ferros expostas entre a névoa denunciavam um abandono, uma incompletude. Ficaram mais de dez anos paradas, sem utilidade. Porém, o complexo e gigantesco canteiro de obras foi mantido em bom estado de conservação pela Petrobras, servindo de palco para a assinaturas de sete contratos que garantirão a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III).

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, marcaram presença, além de diversas autoridades, como a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet. Do poder legislativo municipal estavam: o presidente da Câmara, vereador Tonhão, e os vereadores Davis Martinelli, Professora Maria Diogo e Robson do Alinhamento. As apadrinhadas do chefe do legislativo, as jovens vereadoras Mariana Tiago, presidente, e Hávila Silva, 2º vice-presidente, marcaram presença, demonstrando a participação ativa do programa Parlamento Jovem.

O ato, que poderia ser uma simples assinatura, tornou-se motivo para celebrar: tanto o fim de um elefante branco parado há mais de uma década, quanto o futuro promissor para a cidade, toda região e o país como um todo, uma vez que, assim eu estiver concluída a obra, serão produzidas toneladas de fertilizantes por dia.

Para Tonhão, “mais do que uma obra, a UFN-III representa esperança, geração de renda, fortalecimento da nossa economia e um futuro ainda mais promissor para Três Lagoas”. São mais de R$5 bilhões em investimentos, com uma previsão de oito mil empregos, diretos e indiretos, e de um programa que vai qualificar trabalhadores, preparando três-lagoenses para ocuparem essas oportunidades. “Como presidente da Câmara de Vereadores, tenho convicção de que, quando grandes investimentos chegam, quem ganha é a população”, ressaltou Tonhão.

Essa representação do Poder Legislativo no evento reforça que os vereadores seguem trabalhando, unidos e comprometidos, para que Três Lagoas continue crescendo, gerando oportunidades e sendo referência para Mato Grosso do Sul e para o Brasil.

O prefeito, Doutor Cassiano Maia, agradeceu ao governo federal por mais esse incentivo ao município. “Esse é o maior presente que a cidade podia receber nesses 111 anos. A população agradece todo esse apoio do governo federal”, reforçou.

Depois, a presidente Magda relatou a importância da Petrobras para o país, principalmente agora que irá produzir uma boa porcentagem da demanda interna de fertilizantes, “contribuir positivamente para toda a sociedade e para a segurança alimentar do nosso país”, afirmou. Magda explicou que a meta é entregar a obra em 2029, porém, acredita que “a Petrobras sempre entrega antes, ou entrega algo maior do que prometeu”.

Finalizando, a presidente da Petrobras anunciou o programa “Autonomia e Renda Três Lagoas”, com 1.400 vagas em cursos de formação e capacitação, em parceria com o Sesi e Senai. “Não é só construir uma fábrica, mas cuidar da comunidade”, encerrou.

Simone Tebet, que foi prefeita de Três Lagoas (2005-2012) e que esteve no ponta pé inicial da UFN-III, reforçou que Lula foi o presidente que mais fez pelos três-lagoenses. “Lembro que, na época, consegui desocupar 550 hectares para a Petrobras fazer a maior fábrica de fertilizantes da América Latina”, relembrou.

Por fim, Lula, ressaltou que governar é uma escolha e questionou, fortemente, sobre a escolha da privatização. O presidente da república disse ainda que nessa sua gestão fez uma promessa de não deixar o povo pagar pelos aumentos das guerras mundo a fora. De fato, de acordo com a Fecombustíveis, o Brasil teve um dos menores índices de inflação no preço do combustível, em um ranking que analisou 128 países.

“Eu fui o presidente que mais distribuiu recursos para as cidades, pois é nas cidades que a população mora, trabalha, vai no médico, compra no comércio”, destacou Luís Inácio, desejando muita prosperidade para todos os brasileiros que se beneficiarão com a retomada dessa grandiosa obra.

Assessoria de Comunicação

Fotos Divulgação