Vereador Mirim de Castilho 2025: cerimônia de posse emociona comunidade escolar
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Na manhã desta segunda-feira, 7 de julho de 2025, a Câmara Municipal de Castilho foi palco de uma das cerimônias mais simbólicas do ano: a diplomação e posse dos 11 estudantes eleitos para representar seus colegas como Vereadores Mirins 2025. A cerimônia reuniu familiares, autoridades e educadores, reforçando o compromisso da cidade com a formação cidadã das novas gerações.
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Video – Chegada com emoção
A manhã começou com a chegada dos estudantes, que desceram do ônibus emocionados. Eles foram recebidos com carinho por pais, professores e representantes da Câmara Municipal. O clima era de expectativa e orgulho — sentimentos compartilhados por todos os presentes. Video em breve, AGUARDE…
Cerimônia de Posse: discursos, juramento e certificados

Durante a cerimônia, os estudantes prestaram o juramento como vereadores mirins e receberam seus certificados. A mesa solene foi composta por autoridades municipais, incluindo o presidente da Câmara, João Paulo Soares de Araújo, a Secretária de Educação Silvânia Cintra e o coordenador do projeto, Fernando Magno. Também esteve presente o prefeito Paulo Boaventura, que saudou os jovens com palavras de incentivo e reconhecimento.

Projeto Vereador Mirim de Castilho 2025: educação, política e protagonismo juvenil
O Programa Vereador Mirim de Castilho 2025 é uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e apoio da Escola Maria Dauria Silva Oliveira. O objetivo é proporcionar aos alunos do 6º ao 9º ano uma vivência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo, Executivo, Judiciário e Tribunal de Contas.
Durante os encontros, os alunos visitaram a Câmara, a Prefeitura e desenvolveram seus próprios projetos de lei, com a mediação da equipe pedagógica. Ao final, 11 projetos foram escolhidos, e seus autores tomaram posse como vereadores mirins.
Entrevistas com as autoridades
Prefeito Paulo Boaventura destaca a importância da participação política desde cedo

“Esse projeto do Vereador Mirim é muito bacana porque consegue inserir as crianças nessa participação política, proporcionando uma espécie de iniciação. Elas passam a ter uma noção real de como funciona a política, quais são os procedimentos e, principalmente, qual é o papel de cada um nesse processo. Isso é muito válido e importante, porque damos às crianças a oportunidade de conhecer o outro lado da vida: o lado político e o lado social da nossa sociedade.
Com toda certeza, projetos como esse ajudam a aproximar os jovens da política e da realidade da gestão pública. Como eu disse, eles passam a visualizar e compreender como os fatores políticos acontecem e influenciam a vida pública do município — seja no Executivo ou no Legislativo. Isso desperta emoções, provoca reflexões, e eu acredito que será sempre muito produtivo. Essa experiência vai ficar marcada na memória deles e, quem sabe, pode até despertar o interesse de seguir uma carreira política futuramente.
Sobre a ampliação desse tipo de iniciativa, esse projeto foi idealizado pela Câmara Municipal, mas no Poder Executivo nós também desenvolvemos outras ações que caminham nesse mesmo sentido. Temos, por exemplo, programas como o Jovem Aprendiz e o Estágio, que já inserem os jovens no contexto administrativo da cidade.
Mas, na área política, acredito que esse programa do Vereador Mirim está bem completo. Ele abrange toda a situação: tem aulas dentro da Câmara, visitas ao Paço Municipal, debates, votações. Está muito bem estruturado. Parabenizo os organizadores pela condução e pela qualidade desse trabalho.”
Presidente da Câmara reforça compromisso com a formação política dos jovens

“Esse é um projeto muito importante, que já foi realizado no passado e agora está sendo retomado com sucesso. Ele traz os jovens da nossa rede municipal para dentro da Câmara e mostra, na prática, como funciona o Poder Legislativo. É uma forma de despertar o interesse pela política, preparando desde cedo aqueles que, no futuro, poderão ser os nossos vereadores. O projeto Vereador Mirim é realmente muito bacana por isso: aproxima os jovens da realidade política da cidade.
Quanto aos projetos apresentados pelos vereadores mirins, como já foi feito em edições anteriores, todos serão analisados com atenção. Tenho certeza de que alguns deles vão se transformar em indicações ou requerimentos, que serão encaminhados ao prefeito municipal com a intenção de se tornarem realidade no nosso município.
Aliás, a intenção da Câmara é justamente essa: pegar os projetos mais relevantes, transformá-los em propostas legislativas concretas e enviá-las para a Prefeitura. Acredito que teremos ideias muito interessantes, e isso vai ser bastante frutífero para toda a cidade.”
Secretária Silvania destaca como o projeto foi trabalhado nas escolas

“A gente fez uma reunião com o corpo docente e com a equipe gestora para organizar o projeto de forma que ele pudesse ser desenvolvido dentro da sala de aula. Os alunos participaram de aulas específicas, nas quais foram trabalhados diversos temas que compõem a nossa sociedade, como meio ambiente, saúde, esporte, educação e cultura — sempre ligados ao componente curricular de cada disciplina.
Por exemplo, os professores de Ciências abordaram o meio ambiente e a saúde. Já os de Geografia e História trabalharam os contextos históricos. Nas aulas de Linguagens, os alunos aprenderam sobre os gêneros textuais, e o projeto de lei foi inserido como um gênero previsto no currículo. A partir disso, eles foram estimulados a criar seus próprios projetos, desenvolvendo habilidades e se preparando para viver, de forma prática, a experiência de ser vereador por um dia.
No ano passado, realizamos esse projeto com os quintos anos da zona urbana, que ainda tinham uma maturidade um pouco menor. Este ano, levamos aos alunos do 6º ao 9º ano, da zona rural. Isso foi muito importante porque conseguimos aproximar esse grupo — que vive uma realidade mais restrita ao campo — do exercício da cidadania.
Eles passaram a entender como funcionam o Legislativo, o Executivo, e desenvolveram interesse pela política e pelo funcionamento da cidade como um todo. Muitos só vinham à cidade para fazer compras, participar de missas ou estudar. Com essa vivência, passaram a enxergar a cidade de uma forma mais ampla, percebendo a importância da administração pública e o quanto ela está presente no nosso dia a dia.
Percebemos uma mudança significativa no olhar e na fala dessas crianças após essa experiência. Elas adquiriram conhecimento e ampliaram seu repertório.
Acreditamos numa educação em movimento, viva, transformadora. Trabalhamos com metodologias ativas e vamos continuar com esse propósito. Vamos também incentivar que os alunos participem das sessões da Câmara, que são abertas ao público. Pretendemos levar palestras para dentro das escolas e reforçar esses temas por meio de outros projetos, como os que tratam do meio ambiente, por exemplo.
Cada atividade em sala de aula será uma oportunidade de fortalecer o exercício da cidadania dentro das nossas escolas.”
Coordenador Fernando Magno destaca protagonismo dos alunos na criação dos projetos de lei
“O processo de construção dos projetos de lei com os alunos foi muito completo. Primeiro, eles participaram de uma visitação monitorada aqui na Câmara Municipal, onde conheceram todos os ambientes e aprenderam sobre as funções do Legislativo, do Executivo, do Tribunal de Contas, e o papel de cada ente na organização administrativa e na fiscalização.
Depois disso, tiveram uma aula explicativa sobre como elaborar um projeto de lei. Foram definidos cinco eixos temáticos para nortear a criação das propostas: educação, saúde, esporte, cultura, agricultura e meio ambiente. A partir daí, os alunos puderam refletir sobre as demandas da comunidade e elaborar seus próprios projetos, com o apoio dos professores e de toda a equipe pedagógica da escola.
O mais bonito foi ver que os projetos trouxeram reflexões reais, vindas do dia a dia deles. Não eram ideias soltas, mas necessidades vividas por eles e suas famílias.
Como a escola escolhida foi a EMEF Maria Laura, da zona rural, tivemos uma grande presença de temas relacionados à agricultura familiar e sustentabilidade. Três projetos abordaram diretamente a agricultura sustentável. O tema da educação financeira também apareceu, o que achei muito interessante, além de uma proposta para incluir psicólogos nas escolas, o que demonstra uma preocupação com o bem-estar emocional dos estudantes.
Outros projetos trataram da reforma da escola Maria da Ária, que é uma demanda concreta da comunidade, e também da construção de quadras de esporte no Iate Clube, já que lá não há estrutura suficiente para atender à diversidade de esportes como vôlei ou basquete. Os alunos mostraram que enxergam claramente as necessidades da região onde vivem.
O que mais me emocionou nesse trabalho foi ver esses jovens ocupando esse espaço da Câmara Municipal com tanta vontade de participar. Embora apenas 11 tenham sido escolhidos como vereadores mirins, muitos outros também escreveram projetos e queriam estar aqui, envolvidos. Isso é fantástico. A escolha da Secretaria de Educação de levar o projeto a uma escola da zona rural foi muito feliz. Esses alunos estão fisicamente mais distantes do centro da cidade, mas agora estão mais próximos da política e da cidadania.
Ver essas crianças aqui, nesse ambiente que normalmente não faz parte do cotidiano delas, mostra que estamos formando cidadãos mais conscientes, que no futuro serão eleitores melhores — e, quem sabe, até gestores públicos.”
Visão pedagógica: Professor Fábio destaca engajamento dos alunos e foco em sustentabilidade

O professor Fábio, coordenador pedagógico do projeto na Escola Maria Dauria Silva Oliveira, foi responsável pelo acompanhamento direto dos alunos durante o desenvolvimento dos projetos dentro da escola. Segundo ele, a vivência proporcionada pelo programa Vereador Mirim de Castilho 2025 foi extremamente enriquecedora.
“Depois que os alunos visitaram a Câmara Municipal e entenderam o funcionamento do Legislativo — além de também conhecerem o gabinete do senhor Prefeito —, nós desenvolvemos um trabalho pedagógico dentro da Escola Maria Dauria focado na construção de projetos de lei. A ideia foi propor iniciativas que pudessem beneficiar tanto a escola quanto a comunidade ao redor e, de maneira geral, a cidade como um todo.
Esse trabalho foi realizado com turmas do 6º ao 9º ano, envolvendo cerca de 135 alunos. Foi uma experiência muito rica e participativa.
Os temas que mais chamaram a atenção dos alunos — e também a minha — foram ligados à sustentabilidade. Isso apareceu tanto na agricultura quanto em propostas voltadas para a própria escola.
Um exemplo muito citado foi o uso de placas solares, com o objetivo de diminuir os custos com energia elétrica. Essa economia poderia ser revertida em melhorias, como o reforço das hortas escolares. Outro ponto importante foi a preocupação com o uso de pesticidas, que também surgiu nas discussões. Os alunos demonstraram uma consciência muito madura em relação ao meio ambiente e à saúde coletiva.”
Eleição da Mesa Diretora Mirim

Outro momento marcante foi a eleição simbólica da Mesa Diretora Mirim. Os próprios vereadores mirins participaram do processo eleitoral, escolhendo presidente, vice, 1º e 2º secretários. A simulação foi conduzida de forma democrática e transparente, proporcionando aos estudantes uma vivência prática do funcionamento do plenário.
Conheça os Vereadores Mirins 2025 de Castilho
Os 11 vereadores mirins de Castilho em 2025 são:
Ana Julia Klein de Souza 9ºA;
André Filipi da Silva 7º A;
Elena Coelho Augusto 7º A;
Emilly Vitória Martins Belmonte 7º B;
Gabriel da Silva Sales Santos 8ºA;
Gusttavo Henrique de Macedo Lima 7º B;
Lilian Barbosa de Souza 7º B;
Mabyly Helena de Souza Santos 6º A;
Matheus dos Santos 8º A;
Maysa Nunes da Silva 9º A
Wenderson Vinícius Villalon dos Santos (ausente) 8º A.
Participação das famílias e emoção no plenário



Pais, responsáveis e professores lotaram as galerias da Câmara para prestigiar esse momento inesquecível. Muitos se emocionaram ao ver seus filhos sendo valorizados como protagonistas sociais. O sentimento geral era de orgulho, esperança e renovação da fé na educação pública.
Galeria de Fotos
































































Assista ao resumo em vídeo
Confira a galeria completa de fotos e assista ao vídeo oficial da cerimônia no nosso canal!
Breve, em pouco tempo poderá ver todos os videos da cerimônia, AGUARDE.
Conclusão
O Programa Vereador Mirim de Castilho 2025 reafirma que é possível envolver os jovens na vida pública de maneira responsável, educativa e inspiradora. A cidade de Castilho segue na vanguarda quando o assunto é cidadania e educação transformadora.
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Fonte: Câmara Municipal de Castilho SP – Castilho+
Conteúdo importado automaticamente por CastilhoSP
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