Estudo foi realizado com beneficiárias do Benefício Farmácia e revela mudanças no comportamento reprodutivo feminino
Métodos contraceptivos. Crédito: banco de imagens.
Uma análise recente da Funcional Health Tech, pioneira e líder no desenvolvimento de tecnologias para programas de suporte a pacientes no Brasil, revela mudanças no padrão reprodutivo feminino.
Entre as beneficiárias do Benefício Farmácia de 34 a 43 anos, o levantamento aponta uma redução de 9,8% no uso de anticoncepcionais, o que pode indicar uma tendência à decisão de maternidade tardia.
Esse dado está alinhado com as projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estimam que a idade média para ter o primeiro filho no Brasil poderá atingir 31 anos até 2070.
Entre as mais jovens, de 19 a 23 anos, o uso de contraceptivos segue em alta, com crescimento de 15,3%, indicando que o planejamento reprodutivo continua sendo uma prioridade nessa faixa etária.
Para o Dr. Alexandre Vieira, Diretor Médico da Funcional Health Tech, esses dados reforçam novos modelos de planejamento familiar.
“Gestações a partir dos 35 anos sempre foram consideradas de risco na medicina, mas esse perfil etário está se tornando cada vez mais comum, e tende a se tornar o novo padrão nos próximos anos, diante da tendência de maternidade tardia e do envelhecimento populacional”, comenta.
Para a Funcional Health Tech, acompanhar o perfil de uso de medicamentos na base é essencial para oferecer programas de adesão mais eficientes, com impacto positivo não apenas para o colaborador, mas para o ecossistema de saúde como um todo.
“A queda nos anticoncepcionais está relacionada tanto à maternidade mais tardia quanto à maior adesão a métodos como DIU e implantes hormonais, que oferecem mais praticidade e segurança por dispensarem o uso diário de pílulas.
O que nós precisamos, enquanto sistema de saúde, é garantir o acompanhamento adequado das gestações em idades mais avançadas.
Mapear essa realidade ajuda as empresas a estruturar políticas de saúde feminina mais assertivas e a antecipar riscos relacionados à gestação e ao cuidado materno-infantil”, finaliza o Diretor Médico.
Sobre a Funcional Health Tech:Fundada há 25 anos, a Funcional Health Tech é referência em inteligência de dados para programas de acesso, adesão e benefício farmácia, conectando indústria, pacientes, farmácias, distribuidores, clínicas, laboratórios, hospitais e operadoras de saúde.
Atualmente, são mais de 425 clientes, 55 mil farmácias credenciadas e 50 milhões de transações anuais em seu ecossistema.
O Benefício Farmácia conta com +190 empresas e mais de 2,5 milhões de beneficiários entre funcionários e dependentes.
Saiba mais em funcionalhealthtech.com.br.
Janaína AlvesExecutiva de Atendimento +55 11 99632-0912
🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?
Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui
Siga nossa página no
Facebook e
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso