Suzano contribui para retirar mais de 9,1 mil pessoas da linha da pobreza em Mato Grosso do Sul

image 4439

Projetos apoiados pela Suzano já beneficiaram indiretamente 29,7 mil pessoas no Estado, visando a promoção de qualificação profissional, geração de renda e inclusão no mercado de trabalho

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, contribuiu para retirar mais de 9,1 mil pessoas da linha da pobreza em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos.

O resultado corresponde a um salto de 59% em comparação ao número de pessoas retiradas da linha da pobreza até 2023 (5,7 mil).

Os números são reflexo da atuação social da companhia, que apoia voluntariamente uma série de projetos visando à equidade de oportunidades, geração de renda e desenvolvimento socioeconômico das regiões onde mantém operações no estado.

Em 2024, as ações sociais desenvolvidas pela companhia contribuíram para remover mais de 45 mil pessoas da condição de pobreza no Brasil.

Desde o início do compromisso, em 2020, o total já ultrapassa 97 mil pessoas em todo o país. As iniciativas integram as metas de longo prazo da companhia, chamadas de Compromissos para Renovar a Vida, que têm como um dos objetivos ajudar a tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza em suas áreas de atuação até 2030.

“Na Suzano, temos a convicção de que o nosso desenvolvimento só faz sentido quando é construído de forma compartilhada com as pessoas e os territórios onde estamos presentes. É por isso que investimos em iniciativas sociais que promovem autonomia, renda e oportunidades reais para milhares de famílias. Alinhados ao nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, seguimos firmes contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento sustentável das regiões e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma André Becher, gerente de Desenvolvimento Socioambiental da Suzano.

Os avanços são medidos anualmente, a partir de levantamento censitário pelas organizações sociais apoiadas pela empresa, junto a seus beneficiários.

Somente no ano passado, os projetos sociais apoiados pela Suzano beneficiaram mais de 8,5 mil pessoas em Mato Grosso do Sul, alcançando, de forma indireta, mais de 29,7 mil pessoas.

A maioria, 59,5%, são mulheres, como Ariene Monalise Medeiros, 38 anos, moradora de Três Lagoas.

Após permanecer afastada do mercado de trabalho, ela reconquistou sua autonomia financeira por meio de uma iniciativa de capacitação de mulheres promovida pelo Projeto Missão em Ação, desenvolvido em parceria com o Centro Juvenil Jesus Adolescente (Missão Salesiana). Há seis anos, Ariene deixou o emprego como costureira por não conseguir conciliar o trabalho com os cuidados das filhas.

Foi nesse momento de vulnerabilidade que conheceu o projeto e teve uma nova chance de recomeçar. Incentivada por outras mães da comunidade, iniciou sua trajetória em cursos profissionalizantes viabilizados pela parceria, como o de panificação.

Desde então, a mãe de três meninas concluiu outras duas capacitações, em manicure e design de sobrancelhas, e hoje atua como profissional da beleza em um salão comunitário estruturado dentro do projeto.

O espaço oferece condições adequadas de trabalho para mulheres participantes, permitindo que elas prestem atendimentos, aumentem sua renda e ganhem autonomia.

“Minha renda aumentou em cerca de 70%. Hoje eu trabalho para mim, tenho tempo para minha casa e para minhas filhas. Além do atendimento, eu também apoio a gestão do local, auxiliando novas participantes com orientações sobre materiais, agendamentos e organização”, afirma.

Ariene ressalta que se sente orgulhosa e grata pelo caminho que trilhou.

“Esse projeto em parceria com a Suzano me fez enxergar um novo horizonte, abriu portas para minha independência e tem ajudado a minha família a viver com dignidade. Quero que minha história inspire outras mulheres e que projetos como este que eu participo possam mudar a vida delas também”, conclui.

Desenvolvimento socioeconômico

A Suzano mantém atualmente oito projetos sociais ativos voltados para Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de beneficiar diretamente mais de 5 mil pessoas em 2025 com iniciativas que abrangem qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, fortalecimento da agricultura familiar, incentivo ao extrativismo sustentável e apoio a pequenos empreendedores.

A empresa prevê ainda o investimento voluntário de R$ 6,5 milhões até 2027, enquanto, somente neste ano, o investimento deverá ser de R$ 2,8 milhões em ações com foco na promoção desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida na região.

A expectativa é de crescimento desses investimentos sociais nos próximos anos.

Neste contexto, Ana Paula Costa, de 40 anos, moradora do bairro Aero Rancho, em Campo Grande (MS), reencontrou novas possibilidades profissionais por meio de um curso de costura neste ano.

Após ficar dois anos afastada do mercado para cuidar do pai idoso, ela foi contratada por uma empresa de confecção de roupas como auxiliar. 

Indicada por uma amiga, Ana Paula se inscreveu no Projeto Fênix, que conta com o apoio da Suzano e, mesmo com pouca experiência, aprendeu técnicas para confeccionar roupas e atuar com máquinas industriais de costura.

Esse processo foi fundamental para que ela conseguisse melhores oportunidades de trabalho.

Com a conclusão do curso, a profissional conquistou uma promoção para atuar como costureira na empresa de confecção em que estava como auxiliar.

“Com a conclusão do curso, consegui ser contratada formalmente como costureira. Sem esse apoio que recebi nas aulas e no projeto, eu não teria essa oportunidade. Com o que aprendi, consegui mostrar serviço, fui efetivada em um cargo melhor e consegui melhorar minha renda”, conta, orgulhosa.

Além da nova oportunidade, Ana Paula também passou a fazer pequenos trabalhos em casa com sua máquina doméstica.

“A capacitação me abriu portas. Mudou minha rotina, minha confiança e minha vida. Graças à minha professora que me ensinou muito bem, fiz até um vestidinho que nunca imaginei conseguir fazer”, completa.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil.

A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável.

Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis.

Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras.

Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).

Saiba mais em: suzano.com.br

Informações à Imprensa

Infomuts – Informação Inteligente

Rodrigo Jacob Almeida | [email protected] | 67 9 9894 4930

Luciana Navarro | [email protected] | 12 99760 7047

Fernanda Turco | [email protected] | 12 99760 7011

image 4437
Suzano contribui para retirar mais de 9,1 mil pessoas da linha da pobreza em Mato Grosso do Sul 8
image 4438
Suzano contribui para retirar mais de 9,1 mil pessoas da linha da pobreza em Mato Grosso do Sul 9
image 4439
Suzano contribui para retirar mais de 9,1 mil pessoas da linha da pobreza em Mato Grosso do Sul 10
image 4440
Suzano contribui para retirar mais de 9,1 mil pessoas da linha da pobreza em Mato Grosso do Sul 11
image 4441
Suzano contribui para retirar mais de 9,1 mil pessoas da linha da pobreza em Mato Grosso do Sul 12

🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?

Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉

Clique aqui

Siga nossa página no
Facebook e
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso

image 4439