O homem preso em Minas Gerais, na terça-feira, suspeito de chefiar uma facção criminosa em Valença, município a cerca de 180 km de Feira de Santana, é apontado como mandante de pelo menos 18 homicídios na cidade. Conforme apurado pela TV Bahia, Elinaldo Monteiro Santos, conhecido como “Naldinho”, é líder da facção Bonde do Maluco (BDM) na região.
Ele foi capturado no município de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, com dois mandados de prisão por homicídios em aberto. Naldinho estava em um apartamento no bairro Eldorado.
No imóvel, policiais civis da Bahia e de Minas apreenderam uma pistola calibre .40 com numeração raspada, 20 munições, dois celulares, uma identidade falsa, uma balança de precisão e um caderno com registros contábeis da organização criminosa. Também foi encontrada uma nota promissória de R$ 30 mil.
O delegado José Raimundo, coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin) de Valença, classificou Naldinho como um criminoso de alta periculosidade. “Ele, como líder da organização criminosa, determinava a execução de desafetos. A prisão representa um marco nas investigações de múltiplos homicídios na região”.
O suspeito já responde por tráfico de drogas, organização criminosa e comércio ilegal de arma de fogo.
O homem também foi condenado a 17 anos e nove meses de prisão pelo homicídio de Ademir Santos Souza, em setembro de 2018. Na ocasião, a vítima foi morta a tiros em um terreno desabitado, em Valença. Ele ainda pode recorrer contra essa sentença.
Com a prisão, o suspeito segue à disposição da Justiça e deve ser transferido para o sistema prisional baiano.
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br