Sindicato do irmão de Lula é alvo de operação que investiga fraudes bilionárias em benefícios previdenciários


Tilhó o Mascote do Catilho+

Captura de tela 2025 10 09 121501

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), cujo vice-presidente é José Ferreira da Silva — conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — foi um dos alvos da segunda fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quinta-feira (9).

A ação teve como objetivo aprofundar as investigações sobre um esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos aplicados diretamente sobre benefícios previdenciários. Foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

Segundo a Polícia Federal, os crimes investigados incluem inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

Em nota oficial, o Sindnapi manifestou surpresa com os mandados de busca e apreensão realizados em sua sede, na residência do presidente da entidade e de alguns diretores. A defesa informou que não teve acesso ao conteúdo do inquérito policial nem aos fundamentos da decisão judicial que autorizou a medida cautelar. O sindicato repudiou as acusações e afirmou que comprovará a legalidade de sua atuação, reiterando o compromisso com a defesa dos direitos de seus associados.

A primeira fase da Operação Sem Desconto foi deflagrada em abril deste ano, com o cumprimento de 211 mandados judiciais, incluindo ordens de busca e apreensão, sequestro de bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária. Na ocasião, o prejuízo estimado era de R$ 6,3 bilhões, acumulados entre os anos de 2019 e 2024.

As investigações apontam que o esquema envolvia entidades que realizavam descontos diretamente sobre os benefícios previdenciários, com o suposto envolvimento de agentes públicos e uso indevido de dados dos beneficiários.

Em setembro, o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, foi preso no Distrito Federal em uma ação relacionada à mesma operação. Ele é apontado pela Polícia Federal como um dos operadores do esquema de fraudes.

A Operação Sem Desconto segue em andamento, e novas fases não estão descartadas pelas autoridades.

Redação Castilho+
, com Metrópoles

Foto – Redes sociais

📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho


Captura de tela 2025 10 09 121501

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br