SAAE renova frota de coleta de lixo, instala contêineres e aponta ganhos na varrição em Itaúna

Responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos (coleta de resíduos secos e molhados, disposição final em aterro sanitário e monitoramento) e a varrição de logradouros públicos em Itaúna, o SAAE acordou com a empresa responsável a renovação da frota de caminhões de coleta e a instalação de contêineres no Centro da cidade. A “coleta conteinerizada” terá 20 unidades com capacidade de armazenamento de 1.000 litros de lixo.

A frota de coleta em Itaúna é composta por seis caminhões compactadores para coleta urbana – dos quais dois adaptados para coleta mecanizada. Outros três caminhões com carroceria para coleta mista rural serão integrados em breve à frota. Segundo o SAAE, a exigência contratual é que a idade da frota seja de no máximo cinco anos. Assim, veículos com tempo de uso superior foram substituídos por veículos dentro do ano exigido. A renovação aconteceu a partir do novo contrato, firmado no fim de junho.

Para o diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, “a coleta conteinerizada melhora as condições de armazenamento do lixo para que não haja espalhamento, além de garantir a eficiência e a salubridade, já que os coletores deixam de manusear o lixo para lançá-lo no caminhão compactador, que revira o contêiner mecanicamente”.

Com o aumento no número de servidores na varrição, de 23 para 50 profissionais, o SAAE aponta que a melhoria no asseio da cidade é visível “não só nas ruas, como também nos números”. No primeiro mês de medição, em comparação ao contrato anterior, foram entregues no aterro sanitário 26,15 toneladas de resíduos – aumento de 50% em relação ao mesmo período dos anos anteriores. A varrição é medida por extensão (metros), e não por quantidade (kg) recolhida, sendo esse um “critério estratégico” para garantir a cobertura de todos os trechos contemplados, afirma a autarquia.

O valor da primeira medição está em fase de conferência de quantitativos de metros de ruas varridos e de toneladas de resíduos coletados.

“Desta forma, até o momento não houve nenhum faturamento ou pagamento”, afirma o SAAE.

Melhorias da nova administração

Nilzon ressalta que a autarquia, nesta nova administração, tem feito esforços contínuos de melhoria na qualidade e agilidade dos serviços prestados à comunidade itaunense.

“Estamos trabalhando para a melhoria constante nos serviços de coleta, tratamento e distribuição de água, na coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário, bem como nos serviços de varrição, coleta dos lixos seco e molhado e a correta destinação deles. A equipe está empenhada em atender ao cidadão itaunense com serviços de qualidade, com seriedade e respeito”, diz o diretor-geral.

Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/07/31/saae-renova-frota-de-coleta-de-lixo-instala-conteineres-e-aponta-ganhos-na-varricao-em-itauna/


15200ecf628719f402632655111e4145

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br