Procuradora-chefe do MPT-MS toma posse durante solenidade em Brasília

Cândice Arosio foi reconduzida em agosto, por aclamação, para o biênio 2025-2027

02/10/2025 – Procuradores-chefes das 24 regionais do Ministério Público do Trabalho (MPT) tomaram posse nesta quinta-feira (2), durante solenidade realizada na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília (DF).

Os representantes assumem a gestão das Procuradorias Regionais do Trabalho pelos próximos dois anos (biênio 2025-2027).

O MPT em Mato Grosso do Sul será conduzido pela procuradora do Trabalho Cândice Gabriela Arosio, reeleita por aclamação, em um pleito realizado no dia 18 de agosto, durante reunião ordinária do Colégio de procuradores e procuradoras do MPT-MS.

O cargo de vice-procurador-chefe será exercido por Hiran Sebastião Meneghelli Filho.

À procuradora-chefe do MPT-MS coube a missão de discursar em nome dos procuradores que assumiram a chefia em todo o país.

“Após três mandatos consecutivos, tenho tranquilidade em afirmar que assumir a chefia de uma Procuradoria é mais do que ocupar um cargo administrativo: trata-se, na verdade, de assumir uma nova missão de servir à sociedade, de proteger direitos, de zelar pela dignidade de cada trabalhador e trabalhadora. Passamos a enxergar a grandiosidade da nossa máquina, o seu alcance e a quantidade de pessoas e parceiros que são necessários para dar corpo, sentido e existência ao MPT”, disse Arosio aos pares.

“Vivemos tempos desafiadores no mundo do trabalho, com mudanças rápidas, desigualdades persistentes e novas formas de precarização. Mas sabemos que são nesses desafios que nossa atuação se torna essencial: ser a voz da justiça, do respeito aos direitos trabalhistas e da esperança para os milhares de trabalhadores brasileiros”, acrescentou. 

Ao dar posse às procuradoras-chefas e aos procuradores-chefes que comandarão as 24 unidades regionais do MPT, o procurador-geral do Trabalho, Gláucio de Araújo de Oliveira, destacou que um novo capítulo da história da instituição começa a ser escrito.

“Trata-se de uma nova fase em que firmamos um pacto com nossa história e nosso futuro. Vamos juntos desenhar o MPT que queremos. São 24 novas oportunidades para continuar a escrever uma história de sucesso”, declarou.

Gláucio Oliveira ressaltou a responsabilidade e a importância das lideranças e observou que a união das 24 unidades do MPT, em conjunto com a procuradoria-geral do Trabalho, é a equação necessária para que possamos continuar a fortalecer nossa instituição.

“Um MPT resolutivo, criativo, moderno, eficiente, humano e atento às transformações do nosso tempo”, afirmou.

À procuradora-chefe cabe a gestão administrativa, financeira e de pessoal, além da representação política da unidade no estado.

Este é o quarto mandato de Cândice Arosio no cargo de procuradora-chefe do MPT-MS. A primeira posse na gestão da unidade ocorreu em 2019. 

Empossados os procuradores-chefes das 24 regionais do Ministério Público do Trabalho (MPT)

Currículo – Natural de Passo Fundo, na região norte do estado do Rio Grande do Sul, Cândice Gabriela Arosio é formada em Direito pela Universidade Paranaense.

Possui especialização em Direito do Trabalho pela Unicuritiba e em Processo do Trabalho pela Universidade Damásio de Jesus. 

Ela ingressou como procuradora do Ministério Público do Trabalho em outubro de 2010, tendo, antes, atuado como juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, com sede em São Paulo.

Confira a lista dos 24 procuradores-chefes empossados

Fotos: Secom/PGT


🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?

Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui

Siga nossa página no
Facebook e
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso