Rodovia será duplicada entre a Capital e Ribas do Rio Pardo
A concessão do sistema rodoviário conhecido como Rota da Celulose, que abrange mais de 870 km de estradas em Mato Grosso do Sul, está prestes a mudar a realidade de motoristas da região. Com a licitação já homologada, o contrato deve ser assinado até novembro de 2025, e os impactos serão sentidos principalmente na cobrança de pedágios e na duplicação de trechos específicos.
Cobrança de Pedágio: quanto, onde e quando?
A tarifa de pedágio começará a ser cobrada a partir do 13º mês da concessão, ou seja, no final de novembro de 2026, com instalação de 14 pórticos (dois deles em trechos com pista dupla). O modelo adotado será o Free Flow, um sistema eletrônico sem cancelas, com cobrança proporcional ao uso da rodovia por meio de TAGs ou leitura automática de placas.
Valores para automóveis:
- BR-262 (Campo Grande – Três Lagoas):
Quatro pórticos, total de R$ 57,60 - MS-040 (Campo Grande – Santa Rita do Pardo):
Três pórticos, total de R$ 41,20 - BR-267 (Nova Alvorada do Sul – divisa MS/SP):
Quatro pórticos, total de R$ 43,70 - MS-338 e MS-395:
Um pórtico cada, valores de R$ 10,40 e R$ 5,15 respectivamente
Usuários com TAGs eletrônicas terão desconto de 5% nas tarifas.
Duplicações: o que será ampliado
Apesar da extensão total da concessão ser de 870,3 km, apenas 115,23 km terão pista dupla, concentrando-se nas BRs 262 e 267.
BR-262
- Trecho Campo Grande a Ribas do Rio Pardo (101,73 km):
Duplicação completa, com:- Canteiro central em maior parte da via
- Barreiras de concreto nos 22 km urbanos em Campo Grande
- Contorno rodoviário de 12,165 km em Ribas do Rio Pardo
- Trecho Ribas do Rio Pardo a Três Lagoas (226,47 km):
Sem duplicação, mas com:- 57,57 km de terceira faixa
- 21,98 km de acostamentos
BR-267
- Apenas 13,5 km serão duplicados, em Bataguassu
- Restante continuará com pista simples, mas terá:
- 73,58 km de terceira faixa
Outras melhorias previstas
As rodovias MS-040, MS-338 e MS-395 não terão duplicações, mas receberão:
- Acostamentos em 433,3 km
- Terceiras faixas em mais de 118 km
- Infraestrutura de apoio, incluindo:
- 4 postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
- 2 postos da PMR
- 1 posto de parada e descanso
- Viaduto no entroncamento com a BR-163 em Campo Grande
Pagamento do pedágio: como vai funcionar
- Com TAG (etiqueta eletrônica):
Pagamento automático com 5% de desconto - Sem TAG (leitura de placa):
Pagamento deve ser feito após a passagem, por meio dos canais da concessionária, com prazo de até 30 dias para evitar penalidades.
Haverá ações educativas e totens de pagamento nos SAUs para facilitar a adaptação dos usuários ao novo modelo.
Redação Castilho+
, com Primeira Página
Foto – Arquivo Fatos Regionais
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