Ônibus novo em Itaúna: Pedra Negra apresenta modelo de demonstração à autoridades

A frota da Viação Pedra Negra, concessionária que assumirá o transporte coletivo de Itaúna, contará com o modelo Caio Apache Vip de quinta geração. Uma unidade de demonstração do ônibus foi apresentada ao prefeito e vereadores na manhã desta terça-feira (29), no Boulevard Lago Sul. A Prefeitura recebeu a informação de que será realizado um teste operacional com o ônibus, equipado com chassi Volkswagen. A identidade visual da empresa ainda não foi definida, mas a apresentação simboliza um importante passo na necessária renovação da frota da cidade.

O Apache Vip, produzido em Botucatu–SP, já é utilizado pela Viasul em Itaúna, mas nas versões anteriores, 2, 3 e 4, com unidades adquiridas nos anos de 2009, 2010, 2011, 2013 e 2019, para operar em Itaúna, e trazidas usadas de outras filiais do grupo Saritur.

O contrato com a nova empresa foi assinado em 18 de julho. Como contrapartida ao subsídio de R$ 1,3 milhão ao mês, aprovado pela Câmara Municipal, a Pedra Negra vai adquirir 38 novos ônibus, cinco vans e quatro micro-ônibus zero quilômetro. A proposta apresentada inclui a modernização dos pontos de parada e criação de itinerários em Itaúna.

Junto ao prefeito Gustavo Mitre (Republicanos) e o proprietário da empresa, Leandro Márcio, na apresentação de hoje estiveram presentes os vereadores Wenderson Arlei, o Wenderson da Usina (Novo), José Humberto Santiago, o Beto do Bandinho (PL), Gustavo Dornas (Republicanos), Leonardo Alves, o Léo da Rádio (Podemos), Israel Lúcio (União Brasil), Kaio Guimarães (PMN), Márcia Cristina (PP) e Giordane Alberto (Republicanos).

“A apresentação faz parte do cronograma de transição para a nova operadora do transporte público, que trará à cidade veículos modernos, acessíveis e mais confortáveis, para oferecer mais qualidade, segurança e eficiência para os usuários do sistema”, afirma a Prefeitura em nota.

Onibus Viasul 202503 Fotos Bruno Freitas viuitauna 4 1536x1152 1
Modelo Apache Vip 3 utilizado pela Viasul. Foto: Arquivo @viuitauna

Transição até outubro

O pontapé inicial da chegada da Pedra Negra em Itaúna ocorreu com o protocolo de intenções apresentado pela empresa em junho. Depois disso, a gestão municipal, junto à equipe técnica e à Comissão de Transportes da Câmara, avaliou os termos e elaborou o projeto de lei que permitiu a formalização da transferência contratual da Viasul para a Pedra Negra. Em 3 de julho, como mostrou o @viuitauna em primeira mão, o prefeito esteve na Câmara protocolando o PL para apreciação dos edis. Aprovado por unanimidade, o texto resultou na assinatura oficial do novo contrato.

O início da operação da Pedra Negra está previsto para outubro. Até lá ocorrerá o que a Prefeitura chama de um “processo de transição assistida”, com acompanhamento técnico da Prefeitura e diálogo com os usuários.

Para o prefeito Gustavo Mitre, trata-se de uma conquista importante para o município. “Após longas análises, constatamos que essa proposta representa um grande benefício. A nova empresa trará ônibus novos, estrutura moderna e um atendimento muito melhor para a população, mantendo o valor atual da passagem. É um avanço necessário e esperado”, afirma.

Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/07/29/onibus-novo-em-itauna-pedra-negra-apresenta-modelo-de-demonstracao-a-autoridades/


cbd550130592bf2ccf4d85d796b2026f

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br