I Simpósio Brasileiro de Olivicultura discute desafios e inovações no cultivo de oliveiras em condições subtropicais
O Evento que reunirá especialistas brasileiros e europeus para debater avanços e soluções para a produção nacional, receberá trabalhos até dia 18/08
A cidade de Campinas/SP será palco do I Simpósio Brasileiro de Olivicultura, um evento técnico-científico que reunirá diversos elos do setor da olivicultura nacional e internacional.
O simpósio ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, no auditório da sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizado na Avenida Brasil, 2340, Jd. Chapadão.
O evento promete debates essenciais sobre avanços técnicos, soluções para doenças e estratégias de mercado. Interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 18 de agosto de 2025.
O Simpósioé realizado e organizado pela Apta Regional de Piracicaba e pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), instituições que se destacam na pesquisa e inovação no agronegócio paulista, tem por objetivo principal debater estratégias para o cultivo de oliveiras em condições subtropicais, abordando desafios como mudanças climáticas, o avanço de doenças como a seca progressiva de ramos causada pela bactéria Xylella fastidiosa, além da busca por novas estratégias de produção e comercialização.
A coordenadora do evento, pesquisadora da Apta Regional de Piracicaba Edna Ivani Bertoncini, destaca a importância da iniciativa, ressaltando que é “preciso unir esforços para enfrentar os desafios do cultivo de oliveiras em condições subtropicais e garantir a valorização do azeite nacional, superior ao importado.”
Segundo Edna, diante do crescimento do setor no Brasil, o Simpósio “trará soluções para aumento da produtividade, redução de custos e competitividade no mercado, frente à concorrência com azeites importados, que são de qualidade inferior aos nacionais”.
O evento, com vagas limitadas, é dirigido aos produtores de oliveiras, engenheiros agrônomos, técnicos, consultores, pesquisadores, professores, estudantes e demais integrantes da cadeia produtiva da olivicultura.
Com uma programação diversificada e relevante, o Simpósio se consolida como uma oportunidade ímpar para troca de informações e fortalecimento do setor no país.
Além das palestras e mesas-redondas com especialistas renomados, o Simpósio contará com a apresentação de trabalhos científicos.
Os resumos aprovados receberão ISSN e estarão disponíveis para consulta online, e aqueles apresentados na modalidade pôster contarão com certificação. Interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 18 de agosto de 2025 pelo e-mail [email protected].
Outro destaque do evento será o Curso de Análise Sensorial de Azeites, que ocorrerá no dia 17 de setembro de 2025, das 14h às 18h, no auditório da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Destinado a todos os públicos, com ou sem experiência na área, o curso será ministrado pelos especialistas Juliano Garavaglia, chefe do Painel de Análise Sensorial de Azeites de Oliva da UFCSPA/MAPA-LFDA/RS, e Isabel Machado, docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A programação abordará desde conceitos introdutórios até sessões práticas de avaliação da qualidade e defeitos sensoriais do azeite.
Serão oferecidas apenas 20 vagas, e os interessados devem garantir sua inscrição antecipadamente.
Inscrições
Mais informações para garantir sua presença, podem ser conferidas no site Fundag | I Simpósio Brasileiro de Olivicultura.
Apta Regional
A Apta Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP – é uma das sete instituições de pesquisa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).
São 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento no estado de São Paulo, nas áreas de agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal, sanidade animal, agregação de valor em produtos de origem animal e vegetal, sistemas integrados de produção e segurança alimentar.
Com soluções tecnológicas aplicadas na agricultura e na pecuária paulista, focadas nas peculiaridades locais e regionais, atendendo as necessidades das cadeias produtivas do agro.
Instituto Agronômico (IAC)
É uma instituição de pesquisa e extensão agrícola, sediada em Campinas, SP, que tem como objetivo gerar e transferir ciência, tecnologia e produtos para o setor agrícola.
Fundado em 1887, o IAC é um importante centro de pesquisa no Brasil, com foco em otimizar os sistemas de produção vegetal, com responsabilidade ambiental e visando o desenvolvimento socioeconômico e a segurança alimentar.
Por
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
[email protected]
Comunicação Científica Apta Regional
Assessora de Imprensa




📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br