Novo livro trilíngue do Ital sobre urucum explora suas atividades fitoterápicas

Novo livro trilíngue do Ital sobre urucum explora suas atividades fitoterápicas


Tilhó o Mascote do Catilho+

livro urucum

Publicação de pesquisador especialista na cultura e engenheiro pioneiro na extração de substâncias benéficas à saúde foi lançada na Agrishow

O segundo livro trilíngue sobre urucum de autoria do pesquisador Paulo Roberto Nogueira Carvalho, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi lançado na 30ª Feira Internacional de Tecnologia em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto, e pode ser adquirido a partir desta segunda-feira (12) através da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Com foco em atividades fitoterápicas e coautoria do engenheiro André Limonta Carvalho, pioneiro na extração de substâncias benéficas à saúde, Urucum: Além do poder corante é considerado uma extensão do livro Urucum: Uma semente com a história do Brasil, que se tornou referência nacional e internacional sobre aspectos históricos, agronômicos e tecnológicos dessa planta nativa brasileira. Ambas as publicações estão escritas em português, espanhol e inglês para melhor difusão do conhecimento além dos países de língua portuguesa.

O novo livro está dividido em cinco capítulos, contemplando estudos que descrevem a composição química das diferentes partes da planta que têm sido tradicionalmente usadas na medicina doméstica e artigos científicos que buscaram confirmar ou rejeitar seu uso etnofarmacológico.

“Visando agregar valor à cultura do urucum, típica da agricultura familiar, realizamos diversos estudos e levantamos várias referências bibliográficas atribuindo efeitos fitoterápicos a substâncias como o geranilgeraniol e o tocotrienol, que já são extraídas pela indústria e estão disponíveis ao consumidor”, contextualiza Paulo, lembrando também que o colorau é um dos condimentos mais usados na culinária pelos brasileiros.

“O urucum é uma das principais fontes de vitamina E graças ao tocotrienol presente em suas sementes, indicado como antioxidante, redutor de colesterol e com potencial para auxiliar no tratamento de diversos tipos de câncer, conforme estudos referenciados no livro”, exemplifica o pesquisador, que oficializou o lançamento do livro, entregando exemplares para o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil Ghobril, e para a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia.

Sobre os autores

Graduado em Química Industrial, mestre em Química Analítica e doutor em Ciências Químicas, Paulo Carvalho ingressou no Ital em 1982 e sete anos depois iniciava suas atividades com urucum, que se tornou seu principal tema de pesquisas. Paralelamente, o pesquisador foi assessor técnico da direção do Instituto de 1995 a 1998 e diretor do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) do Ital, de 2005 a 2008.

Engenheiro ambiental e sanitário, André Limonta Carvalho iniciou seus estudos com o urucum avaliando o tratamento de efluentes das indústrias de corantes durante seu trabalho de conclusão do curso.

Nesse mesmo período, estudou a extração de fitoterápicos das sementes de urucum e a separação de uma fração com atividade repelente, o que posteriormente lhe rendeu uma patente.

Também foi responsável pelo projeto e pela implantação da primeira unidade industrial de separação das duas principais substâncias com atividade fitoterápicas das sementes de urucum: geranilgeraniol e tocotrienol.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição líder em ciência aplicada na América Latina.

Desde 1963, desempenha um papel central na inovação das áreas de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens.

Com sede em Campinas/SP, o Ital oferece suporte ao setor produtivo por meio de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e processos, análises laboratoriais, assistência técnica especializada, capacitação profissional e difusão do conhecimento.

Certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025, o Instituto é credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e congrega dezenas de laboratórios e plantas-piloto distribuídos em centros especializados em carnes, laticínios, bactérias lácticas, cereais, confeitos, chocolates, frutas, hortaliças, ciência e qualidade de alimentos, além de sistemas de embalagem.

Para mais informações, visite o site oficial: www.ital.agricultura.sp.gov.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Jaqueline Harumi – MTb 59.960/SP

Núcleo de Comunicação Científica do Ital

(19) 3743-1757 | [email protected]

📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho


livro urucum

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br