Motiva Pantanal assume gestão da rodovia com investimento recorde e obras estratégicas para Mato Grosso do Sul
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) oficializou esta semana a assinatura do termo aditivo que moderniza o contrato de concessão da BR-163 no Mato Grosso do Sul, agora sob a gestão da Motiva Pantanal — nome novo da antiga MSVia.
Este marco representa o início de uma nova era para a rodovia, com quase R$ 10 bilhões previstos em investimentos que vão ampliar a segurança, fluidez e modernização da principal via de ligação do Estado, trazendo impacto direto para a vida dos usuários, economia regional e desenvolvimento sustentável.
O contrato renovado, com vigência de 29 anos, estabelece uma agenda robusta de obras e serviços, pautada em alta tecnologia e padrões internacionais de desempenho.
Entre as ações prioritárias estão a duplicação de 203 quilômetros, a implantação de 150 quilômetros de faixas adicionais, 23 quilômetros de vias marginais e a construção de cinco contornos urbanos em locais estratégicos como Mundo Novo, Eldorado e Itaquiraí — pontos estratégicos para desafogar o tráfego e garantir maior fluidez e segurança.
Além das melhorias viárias, o projeto prevê a modernização completa da infraestrutura operacional: 22 novas passarelas para pedestres, 144 pontos de ônibus, três áreas de descanso especialmente estruturadas para caminhoneiros e 17 bases operacionais distribuídas a cada 50 km com atendimento médico e mecânico 24 horas.
A instalação de 11 Unidades Operacionais da Polícia Rodoviária Federal e quatro delegacias reforça a segurança para todos que trafegam pela rodovia.
O investimento estimado em R$ 9,31 bilhões (Capex), somado a R$ 7,15 bilhões em custos operacionais (Opex), incorpora ainda diretrizes rigorosas de sustentabilidade e governança socioambiental, alinhadas às melhores práticas internacionais, como as do International Finance Corporation (IFC).
Essa combinação fortalece o compromisso da ANTT e da Motiva Pantanal em assegurar um equilíbrio entre desenvolvimento econômico, proteção ambiental e responsabilidade social.
PEDÁGIO
A renovação contratual prevê ainda um modelo tarifário transparente e justo. A tarifa básica de pedágio será reajustada anualmente com base no Índice de Reajuste Tarifário (IRT), contemplando variações positivas ou negativas conforme o desempenho da concessionária e usuários que optarem por meios eletrônicos terão descontos iniciais garantidos, incentivando a modernização dos sistemas de pagamento.
A atualização tarifária decorrente das obras ocorrerá após um período de transição de três anos, garantindo previsibilidade para os usuários.
Na prática, a BR-163 se tornará uma rodovia mais segura, confortável e conectada: a implantação de sinalização moderna, o reforço no monitoramento, a ampliação da rede 4G em toda a extensão e a melhoria nos tempos de atendimento médico e mecânico trarão mais tranquilidade e eficiência aos motoristas e passageiros.
“Este investimento e a assinatura do termo aditivo são reflexos do comprometimento da ANTT em garantir que os contratos de concessão sejam instrumentos dinâmicos, que acompanhem as demandas do país, promovam avanços tecnológicos e assegurem a qualidade dos serviços prestados. O fortalecimento da gestão pública, por meio de fiscalização rigorosa e transparência, é peça-chave para que a sociedade sinta os benefícios na prática”, explicou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
ECONOMIA AQUECIDA
O impacto vai além das melhorias físicas na rodovia: estima-se que a modernização gere mais de 246 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, estimulando a economia regional e promovendo o desenvolvimento sustentável do Mato Grosso do Sul.
A BR-163, uma das principais artérias do transporte terrestre brasileiro, agora reafirma seu papel estratégico no escoamento da produção agrícola, no comércio e na integração nacional.
De acordo com o diretor-geral, a ANTT seguirá firme no acompanhamento da execução das obras e na fiscalização do cronograma de entregas, garantindo a responsabilidade e o compromisso da concessionária com o interesse público.
“Este é um momento decisivo para a infraestrutura rodoviária do Brasil e a ANTT tem orgulho de protagonizar esta transformação que chega para ficar — uma estrada que conecta mais do que destinos, conecta pessoas, oportunidades e o futuro do país”, concluiu Guilherme Theo Sampaio.
Coordenação Geral de Comunicação – ANTT
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