
Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um
Eu sou um gato, de Natsume Soseki (trad. Jefferson José Teixeira), é a obra escolhida para o encontro do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de setembro.
Natsume Soseki (1867-1916) é um dos romancistas mais queridos do Japão, famoso por obras como Eu sou um gato (1905) e Botchan (1906), e vem sendo cada vez mais reconhecido internacionalmente como um dos grandes nomes da literatura do século XX.
A admiração e o respeito por ele são tamanhos, por exemplo, que seu rosto estampou por anos a nota japonesa de ¥ 1.000, e a residência de Tóquio onde ele morou e escreveu Eu sou um gato foi movida para um museu ao ar livre onde está preservada para a posteridade.
Soseki capturou a essência da sociedade japonesa em transformação, e a literatura era sua ferramenta de criatividade, e retratou como poucos os importantes aspectos da era Meiji, moldando uma compreensão da condição moderna do extremo Oriente.
Eu sou um gato apresenta uma narrativa única sob a perspectiva de um gato que observa os costumes e as hipocrisias da sociedade.
Sugerindo-se sempre como um ser de raça superior, o gato, com sua pesada munição e ares de dândi, não poupa nada nem ninguém.
Sua linguagem é carregada de sarcasmo quando o assunto é o ser humano. Mesmo quando há uma ternura esta é impregnada de deboche.
Soseki investe, por meio do olhar de fora, recurso que usa habilmente, em profundas análises psicológicas do ser humano — influenciado por William James (1842-1910) e suas pesquisas sobre o subconsciente.
O encontro acontece no dia 25 de setembro, às 19h.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Clique aqui, e saiba mais sobre o Clube de Leitura.
Aproveite para adquirir a obra em nosso site com cupom especial do Clube*.
*O cupom está disponível no site do Clube de Leitura.
🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?
Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui
Siga nossa página no
Facebook e
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso