Morango do amor acelera vendas de agricultores do interior de São Paulo

Morango do amor acelera vendas de agricultores do interior de São Paulo

A chegada do morango do amor, nova moda na internet, turbinou as vendas de produtores rurais do estado de São Paulo. A fruta já apresentava alta na produção em regiões como Campinas desde o ano passado, com avanço de 14,2% entre 2023 e 2024, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Produtores da região relatam grande procura depois da popularização do doce. O agricultor João Vicente Cordeiro, de Jarinu, região de Campinas, encontrou nessa adaptação da maçã do amor para o morango uma oportunidade para impulsionar a produção da fruta.

“O morango do amor é novidade para mim. Tem algumas encomendas de morangos selecionados. Ajuda um pouco na distribuição da produção. O morango é uma planta que dura bastante tempo, fica mais fácil”, conta o agricultor que trabalha com a fruta desde 1989.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (@agriculturasp)

No ano passado, em Campinas, foram produzidas 3,2 mil toneladas de morango. A região só perde para Sorocaba, com 4,7 mil toneladas, entre aquelas que mais produziram morango em 2024.

Morango do amor chega no campo

Quem faz o morango do amor busca os melhores, mais graúdos e uniformes morangos diretamente do produtor rural para fazer a receita. Com isso, João Vicente vem tendo um trabalho maior na hora de selecionar as frutas para comercialização.

250729 IMAGENS PRODUCAO DE MORANGOS JARINU OSMO 21 frame at 0m0s
João Vicente na colheita do morango; ele trabalha com a fruta desde os anos 1980. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Além disso, agricultores relatam estar colhendo mais rapidamente os morangos, porque a demanda por parte dos comerciantes aumentou. “Com o morango do amor, os produtores acharam um novo nicho temporário de mercado. O morango ficou mais selecionado”, explica André Barreto, extensionista da Diretoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) de Jarinu, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Conheça a CATI Regional

A CATI desempenha um papel fundamental para a produção rural no estado. Com ela, o Governo de São Paulo oferece apoio ao agricultor: “A CATI contribui com os produtores rurais de morango com boas práticas agropecuárias, desde o plantio até a venda”, explica André Barreto. O órgão também apoia o agricultor com certificações como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a Declaração de Aptidão ao Feap (DAF), que habilita o produtor a receber linhas de crédito.

O post Morango do amor acelera vendas de agricultores do interior de São Paulo apareceu primeiro em Agência SP.