
Além de Camilo Santana, Reunião Anual dos Dirigentes da Rede Federal terá a presença de Simone Tebet. Evento começa no dia 2, em Bonito
O ministro da Educação, Camilo Santana, fará a abertura da 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será sediada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), na cidade de Bonito (MS), entre os dias 2 e 5 de setembro.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também participará do evento com uma palestra prevista para o dia 4.
Para a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, ter o ministro da Educação na abertura da Reditec 2025 é motivo de orgulho.
“Receber o ministro da Educação na solenidade de abertura é motivo de grande satisfação para o IFMS e para toda a Rede Federal. Sua presença simboliza o reconhecimento da importância estratégica da educação profissional e tecnológica no projeto de desenvolvimento nacional.
Ter o ministro conduzindo esse momento inicial da Reditec 2025 reforça a sintonia entre governo e Rede, e dá ainda mais densidade aos debates que se seguirão”, ressalta.
Além do ministro Camilo Santana, a solenidade de abertura do evento terá também a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
O secretário destaca que a Reditec é um momento de resgatar os princípios da Rede Federal e de conceituar o tema consolidação.
“Consolidação no sentido das ações, da infraestrutura, mas também na atuação das instituições junto à sociedade. A Reditec é um momento de reflexão e de capacitação dos gestores para diversas temáticas.
Quanto que a Rede Federal pode contribuir com as demandas da sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo no desenvolvimento regional?”, indaga Bregagnoli.
A cerimônia de abertura do evento será realizada a partir das 18h30, no Centro de Convenções de Bonito, com participação de autoridades, além de reitores e gestores das instituições.
Estão previstos pronunciamentos institucionais, conferência inaugural e apresentação cultural.

Planejamento e Orçamento – A ministra Simone Tebet fará uma palestra na tarde de 4 de setembro, na ‘Sessão Nobre’ da Reditec 2025.
Com o tema ‘Planejamento e Orçamento: a Rede Federal no futuro do desenvolvimento nacional’, o debate será em torno de como integrar planejamento orçamentário e políticas educacionais para potencializar o impacto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos territórios.
Na palestra, a ministra trará a visão de governo sobre a importância da educação profissional como vetor de desenvolvimento e sobre as perspectivas de planejamento de médio e longo prazo para o país.
“A participação da ministra Simone Tebet enriquece nossa programação ao trazer a perspectiva de como a Rede Federal se insere no planejamento estratégico do país.
Sua fala, voltada ao alinhamento entre orçamento público e expansão da educação profissional, será fundamental para que possamos refletir sobre os caminhos da Rede no médio e no longo prazo, sempre conectados ao desenvolvimento regional e nacional”, complementa a reitora Elaine Cassiano.
Reditec – Organizada pelo IFMS, a 49ª edição da Reunião Anual tem como tema “A Rede Federal é maior do que o mundo”, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros.
Com mais de mil participantes inscritos até o momento, as inscrições para o evento seguem abertas para gestores das 41 instituições que compõem a Rede Federal.
O acesso ao formulário eletrônico está disponível no site oficial do evento.
A programação conta com 20 palestras, painéis e mesas-redondas sobre temáticas afins da Educação Profissional e Tecnológica e de interesse dos dirigentes, divididos em seis eixos temáticos:
- Eixo 1 | Minha voz tem formato de canto: Educação Profissional e Tecnológica – Presente e Futuro
- Eixo 2 | Sou um apanhador de desperdícios: Financiamento, Governança e Eficiência Institucional
- Eixo 3 | Tenho abundância de ser feliz: Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas
- Eixo 4 | Meu quintal é maior do que o mundo: Extensão, Impacto Social e Internacionalização
- Eixo 5 | Entendo bem o sotaque das águas: Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional
- Eixo 6 | Sou da invencionática: Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública
Outra ‘Sessão Nobre’ que integra a programação é a Reditec Mulher, prevista para a noite de 3 de setembro.
Será um momento de reconhecimento pela presença e contribuição das mulheres na Rede Federal. A solenidade reunirá gestoras e convidadas para refletir sobre liderança, equidade e desafios institucionais.
O debate do painel será conduzido por três reitoras, Ana Paula Giraux Leitão (Colégio Pedro II), Ana Paula Palheta (IFPA) e Elaine Cassiano (IFMS).
Também estão previstas apresentações musicais, Feira de Economia Solidária com artesões regionais, expositores parceiros da Rede Federal e reuniões regionais de dirigentes, para debates sobre singularidades de gestão em cada região, compartilhamento de experiências, e articulação de estratégias de desenvolvimento regional em diferentes contextos
A Reditec 2025 contará ainda com a Mostra de Experiências Exitosas, com 18 relatos selecionados, os quais são desenvolvidos em 14 Institutos Federais.
Além disso, a Tenda de Boas Práticas abrirá espaço para que outros 30 trabalhos da Rede Federal sejam compartilhados e socializados, ampliando o alcance e a troca de ideias entre os participantes.
Paralelamente à programação oficial em Bonito, os fóruns do Conif estarão reunidos no Campus Jardim (unidade do IFMS mais próxima) nas manhãs dos dias 3 e 4 de setembro.
O encerramento do evento está previsto para as 13h de sexta-feira, 5 de setembro.
Entre as inovações desta edição da Reditec, foi lançado um aplicativo exclusivo, que está disponível para download gratuito na Play Store (sistema Android) e Apple Store.
O objetivo é ser um espaço de conexão no qual os participantes possam visualizar toda a programação, se inscrever nas atividades de interesse e interagir entre si.
Também pela primeira vez na história da Reditec, serão calculadas as emissões de carbono durante o evento.
A iniciativa de medir a quantidade aproximada da emissão de gases de efeito estufa – os quais retêm o calor na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas – será possível graças a uma parceria do Instituto IFMS, organizador do evento, com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS).
A Reunião Anual dos Dirigentes é uma iniciativa financiada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Ministério da Educação (MEC) para integrar reitores, pró-reitores, diretores-gerais e parceiros em prol do debate de políticas e diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica.
A organização fica sob responsabilidade dos Institutos Federais de forma alternada.
Texto originalmente publicado em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2025/ministro-da-educacao-abre-evento-sediado-pelo-ifms
Laura Silveira
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
(67) 3378-9629
🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?
Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui
Siga nossa página no
Facebook e
Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso