Microcertificações impulsionam qualificação rápida e conectam educação à indústria


Tilhó o Mascote do Catilho+

image 3667

O Comitê Empresa-Escola (Cempe) se reuniu, nessa quinta-feira (17/07), com representantes de instituições de ensino para apresentar os resultados obtidos no primeiro semestre com a aplicação das microcertificações nas escolas da Rede Sesi.

Nesse período, mais de 1.300 matrículas nesse tipo de atividade foram concluídas.

A microcertificação é uma credencial compacta e focada, que comprova a aquisição de habilidades ou conhecimentos específicos, obtida por meio de cursos de curta duração, workshops ou treinamentos.

O objetivo principal é utilizar esta ferramenta como estratégia de qualificação ágil e alinhada às demandas do setor produtivo.

O Cempe, enquanto instância de articulação entre indústria e educação no Estado, tem liderado a criação e a validação de cursos de microformação com foco em empregabilidade dos jovens da Rede Sesi.

Por isso, o grupo de trabalho de legislação do comitê também discutiu sobre possíveis dispositivos legais para amparar esse tipo de qualificação.

“A ideia é que a gente possa debater caminhos para que seja feito o aproveitamento de crédito de microcertificações em cursos técnicos e de graduação. Hoje, nós já temos um número expressivo de alunos que já engrenaram nesse processo e, juntamente, com o suporte de mentoria de carreira, nossos alunos já conseguem desenvolver competências para o futuro no trabalho”, defendeu o superintendente do Sesi e vice-presidente do Cempe, Régis Borges.

A diretora-presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS), Cecília Motta, preparou uma apresentação sobre a importância de focar as atenções também na educação infantil.

“A fase de 0 a 3 anos é a mais importante para as conexões neurológicas do ser humano. Até os 6 anos de idade, 90% das conexões são formadas. Se a indústria quer o indivíduo bem formado, é necessário já pensar desde os anos iniciais de formação”, concluiu.

Sobre o Cempe

O Comitê Empresa-Escola conecta educação e indústria de forma estratégica e inovadora, alinhando o aprendizado às reais demandas do mercado.

Por meio de formações que vão além do conteúdo tradicional, o comitê proporciona aos alunos oportunidades de desenvolvimento profissional, preparando-os para enfrentar os desafios da construção de carreiras com competências relevantes e práticas.

image 3664
Microcertificações impulsionam qualificação rápida e conectam educação à indústria 8

Fotos: FIEMS

image 3665
Microcertificações impulsionam qualificação rápida e conectam educação à indústria 9
image 3666
Microcertificações impulsionam qualificação rápida e conectam educação à indústria 10
image 3667
Microcertificações impulsionam qualificação rápida e conectam educação à indústria 11

📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho


image 3667

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br