Na entrevista com rádios e portais de várias regiões, ministro também comentará os impactos das tarifas dos EUA sobre pequenos negócios e opções de contratações públicas via Contrata+Brasil
No Bom Dia, Ministro, França vai detalhar ações voltadas para a ampliação de oportunidades para microempreendedores e inclusão produtiva – Foto: Secom-PR
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, participa nesta quarta-feira, 30 de julho, do “Bom dia, Ministro”.
Durante a entrevista com rádios e portais de várias regiões, França vai detalhar ações voltadas para a ampliação de oportunidades para microempreendedores e inclusão produtiva.
Entre os temas em destaque está o programa Acredita Exportação, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana.
A iniciativa tem como foco ampliar a base exportadora de micro e pequenas empresas (MPEs) por meio da devolução de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva de bens industriais destinados à exportação.
A medida ainda antecipa efeitos da reforma tributária, contribui para a redução do custo nas exportações e amplia a competitividade das MPEs no mercado internacional.
Em 2024, esse segmento foi composto por 11,5 mil empresas, que representam 40% do total de exportadores brasileiros, com um volume de vendas externas de US$ 2,6 bilhões.

MEIs – França detalhará, durante o programa, o “MEI Conta com a Gente”, programa que conecta microempreendedores a contadores parceiros da mesma região por meio de uma plataforma digital gratuita.
O objetivo é facilitar o acesso a orientações sobre formalização, regularização de pendências fiscais ou cadastrais, acesso a crédito, gestão e cidadania fiscal.
Os contadores parceiros oferecem atendimento inicial gratuito para abertura, profissionalização ou regularização de negócios.
CONTRATA+BRASIL – Outro tema abordado pelo ministro será o Contrata+Brasil, ferramenta digital que aproxima MEIs de oportunidades de contratação pública em todas as esferas – federal, estadual e municipal.
A iniciativa estimula a geração de emprego e renda nas localidades ao permitir que pequenos prestadores de serviços, como pintores, eletricistas, entre outros, recebam notificações de demandas governamentais, enviem propostas e firmem contratos de forma desburocratizada.
A estimativa é movimentar até R$ 6 bilhões anuais em serviços como manutenção predial, pequenos reparos e trabalhos locais, promovendo renda e geração de empregos em comunidades por todo o país.
EXPORTAÇÕES – Márcio França também comentará os efeitos das tarifas dos Estados Unidos sobre os pequenos negócios brasileiros, especialmente os que exportam, e as estratégias em construção para mitigar impactos e ampliar a inserção internacional dos pequenos empreendedores.
AO VIVO – O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov.
Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
PARTICIPE – Emissoras e jornalistas interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: [email protected]
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: [email protected]
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br