Itaúna celebra 124 anos com programação cultural e desafios para o futuro

Nesta terça-feira (16), Itaúna celebra 124 anos de emancipação político administrativa. As comemorações incluem eventos culturais, reflexões sobre a memória local e o olhar para os desafios que moldam o futuro da cidade. A Prefeitura preparou uma programação no estacionamento do Espaço Cultural, para comemorar a data. Este ano, o aniversário da cidade também marca o retorno do Festival Nacional de Teatro de Itaúna (FENATI), em sua sétima edição.

Embora Itaúna apresente diversos avanços em infraestrutura e cultura, como ocorre em municípios de porte médio, há uma série de desafios que a cidade precisa enfrentar nos próximos anos para assegurar a qualidade de vida da população. Uma pesquisa recente feita com moradores apontou que a saúde pública é o principal problema de Itaúna. Educação, segurança e transporte público também foram temas citados.

Itauna Foto Divulgacao Prefeitura de Itauna 1536x864 1 Itauna Fotos Divulgacao Prefeitura de Itauna 2

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
124 anos de Itaúna

16h – Peça teatral infantil: “Os Três Porquinhos”, com a Cia Descarga de Comédia
17h – Apresentação musical: Projeto Samba 318 – De Volta às Raízes, com o grupo Tô de Boa (PNAB)
18h – Espetáculo de dança: Projeto “Além das Fronteiras” – Gala Dançante, do Stúdio de Dança Adriana Corradi (PNAB)
19h – Lançamento oficial do Festival Nacional de Teatro de Itaúna (FENATI)
19h30 – Musical: “Transbordando Love”, com o Grupo Aiaiai Produções
21h – Apresentação musical: Projeto “Rap Gospel Itinerante”, com Israel Rapper – Black Stone 037 (PNAB)

População

A densidade demográfica do município é de aproximadamente 197,01 habitantes por km². No total, há cerca de 42.902 domicílios ocupados, com média de 2,63 pessoas por domicílio. A estimativa populacional é de cerca de 103 mil habitantes.

Praca Dr Augusto Goncalves Fotos viuitauna 7

Breve história de Itaúna

O nome “Itaúna” tem origem tupi: itá = pedra, una = negro, significando “pedra negra”. O povoamento da região remonta ao início do século XVIII, com portugueses Tomás Teixeira, Manoel Neto de Melo e Gabriel da Silva Pereira explorando jazidas nos ribeirões de Lavrinhas e Jacuba. Gabriel da Silva Pereira é apontado como fundador, tendo aberto a primeira picada em direção à “Paragem do São João”. Com o tempo, formou‑se o povoado de Santana do São João Acima, nome inicial antes de Itaúna. Em 16 de setembro de 1901, por meio da Lei nº 319, Itaúna foi emancipada, separando-se de Pará de Minas. Foi elevada à categoria de cidade em 1915. A cidade se desenvolveu como polo de educação (com destaque para cursos como Medicina e Educação Física), mineração, indústria, comércio e serviços. Até hoje Itaúna mantém esse perfil diversificado.

Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/09/16/itauna-celebra-124-anos-com-programacao-cultural-e-desafios-para-o-futuro/


026c7a31bd08b9090c6d4dce8f9f7e9b

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br