Depois de pensionistas relatarem dificuldades com mudança de banco para recebimento de aposentadorias em Itaúna, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou ao @viuitauna que o Santander solicitou formalmente o descredenciamento da unidade de Itaúna. Segundo o órgão, os benefícios administrados pela instituição foram redistribuídos entre demais agentes financeiros credenciados na microrregião. “Por isso os pagamentos de um grupo de beneficiários do INSS na região foram realocados para serem efetuados pelo banco Agibank”, justifica. O INSS afirma que um processo de apuração de responsabilidade contratual foi iniciado para apurar práticas relatadas em relação ao Agibank.
Em julho o Santander disse que desistiu de encerrar a agência de Itaúna a partir de agosto, como havia sido informado anteriormente. O @viuitauna entrou novamente em contato com o banco questionando o descredenciamento e encerramento da unidade pagadora na cidade e aguarda posicionamento.

Aposentados apontam dificuldades no Agibank e recebimento em casa lotérica. Foto: Reprodução/Vídeo enviado ao @viuitauna
De acordo com o INSS, a redistribuição da administração das aposentadorias seguiu “rigorosamente” a ordem de classificação do último Pregão Eletrônico para contratação de serviços de pagamento. Diante dos problemas de atendimento, o órgão responsável pela previdência social no país diz que acompanha, por meio de suas áreas técnicas, as ocorrências que envolvem a rede bancária contratada, “com especial atenção às questões de qualidade no atendimento e às portabilidades de benefícios não reconhecidas pelos titulares”.
Sobre o Agibank, o INSS aponta que o processo de apuração de responsabilidade contratual “busca averiguar possíveis abusos e descumprimentos de cláusulas do acordo de prestação de serviços”.
O INSS orienta beneficiários a encaminhar reclamações e denúncias pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.Br, por meio do site falabr.cgu.gov.br/web/home.
Entenda o caso
Como mostrado em primeira mão por reportagem do @viuitauna no último dia 7, pensionistas relatam transtornos e reclamações com a mudança de banco para recebimento das aposentadorias em Itaúna. Os relatos apontam dificuldades no atendimento e recebimento dos valores em casa lotérica. Em resposta, o Agibank afirmou, por meio de sua assessoria, que monitora regularmente a demanda local e, quando necessário, adota medidas para garantir agilidade e qualidade no atendimento, incluindo reforço de equipe e ajustes operacionais.
Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/08/10/inss-apura-prestacao-de-contrato-apos-transferencia-de-banco-em-itauna/
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br