Governo de SP usa tecnologia europeia para modernizar trens com redução de intervalos e mais segurança
O Governo de São Paulo está implantando um novo padrão de sinalização ferroviária que vai transformar o transporte sobre trilhos da Região Metropolitana. Trata-se do ETCS (European Train Control System), tecnologia internacional que amplia a capacidade da rede, reduz os intervalos entre trens e traz mais segurança à operação. A adoção desse sistema marca uma etapa fundamental para que o Estado avance rumo a um modelo integrado e eficiente, beneficiando milhões de passageiros diariamente.
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O sistema está previsto nos contratos das Linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e do Trem Intercidades, incluindo a Linha 7-Rubi, fiscalizados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que fazem parte de concessões anteriores, a migração será gradual, assegurando a integração plena de toda a rede metropolitana no futuro.
Para a implantação da nova tecnologia, uma série de mudanças ocorreram desde agosto em linhas da CPTM, como a transformação da estação terminal Palmeiras-Barra Funda no “hub” do transporte sobre trilhos na capital, onde os passageiros das Linhas 11-Coral, 7-Rubi e 10-Turquesa passaram a ter a estação como ponto central para suas viagens.
Segundo o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, as mudanças são necessárias para viabilizar as obras de modernização. “A gente está fazendo a interligação de todas as sinalizações para adequação ao modelo ETCS. As sinalizações de todas as linhas vão se comunicar e isso vai possibilitar que, por exemplo, o trem da linha 8 ande na Linha 7-Rubi, na Linha 10-Turquesa, na Linha 11-Coral. Para viabilizar isso, fizemos as mudanças na estação Barra Funda. O ganho futuro de ter toda a sinalização integrada em todas as linhas vai ser muito grande.”
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O novo arranjo entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa trouxe ajustes imediatos para os passageiros. A ampliação da Linha 10-Turquesa até a Barra Funda garante integração mais simples e rápida com a Linha 7-Rubi, em plataformas opostas e no mesmo nível, e sem custo adicional para o passageiro. Essa solução facilita o deslocamento e mantém a conexão entre as duas linhas, mesmo com a suspensão do Serviço 710 para a modernização do sistema.
A padronização tecnológica, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, representa um novo patamar de qualidade no transporte ferroviário, alinhado às melhores práticas internacionais e sempre com foco no benefício direto ao passageiro.
A mudança também contribui para distribuir melhor o fluxo de passageiros no sistema. Estações como Luz e Brás terão alívio com a nova configuração. Passageiros vindos do ABC, do Alto Tietê, do interior e de diferentes regiões da capital terão mais opções para realizar seus trajetos, reduzindo a concentração em pontos com alta demanda.
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Rafael Benini explicou que as mudanças terão impacto direto no dia a dia de quem usa o sistema. “A gente vai trazer muito investimento para as linhas. Novos trens, menor tempo entre os trens, mais flexibilidade entre as linhas. Isso vai trazer muito benefício para a população que usa essas linhas diariamente”, afirmou.
Mais avanços
Além das alterações que transformaram a Barra Funda como hub, a CPTM promoveu recentemente melhorias em outras linhas. Na Linha 12-Safira, foi alterada a operação em loop, permitindo a circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico. Na Linha 13-Jade, o intervalo passou a ser de 10 minutos nos horários de pico, ampliando a oferta de lugares. Já no Expresso Linha 10, que conecta Santo André a Tamanduateí, os trens circulam agora a cada 20 minutos nos períodos de maior demanda.
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Nova gestão operacional
Em agosto, a TIC Trens passou a operar a Linha 7-Rubi sob supervisão e orientação da CPTM. É a chamada “operação supervisionada”, que vai até 26 de novembro, data de início da operação comercial, conforme previsto no contrato de concessão do Governo de Estado de São Paulo. Quando isso acontecer, a empresa TIC Trens passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).
No caso do TIC, o início da operação do serviço expresso está previsto para maio de 2031. Ele será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h, capacidade de até 860 passageiros por viagem, com 101 quilômetros de extensão e 64 minutos de trajeto. Já o TIM tem previsão para maio de 2029. Ele ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões.
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