Governo de SP recebe inscrições de empresas de turismo para fazer negócios em Buenos Aires

Empresas de turismo interessadas em participar da missão empresarial do Governo de São Paulo para a Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, que acontece entre 25 de setembro e 1º de outubro, devem se inscrever até esta quarta-feira (20). A iniciativa integra o recém-lançado SP Connection, programa da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens (SETUR-SP) e da InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

A iniciativa tem como objetivo promover o estado como o principal destino turístico e de eventos da América Latina, além de incentivar a internacionalização do turismo paulista e atrair investimentos e visitantes estrangeiros. As companhias selecionadas terão acesso milhares de possíveis clientes, investidores e parceiros. Sem falar em um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de eventos de networking e ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. O edital e o formulário de inscrição podem ser visualizados neste link.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança SP Connection para promover o estado como o maior polo de turismo da América Latina

Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) indicam que a Argentina responde, sozinha, por praticamente metade dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil – entre janeiro e julho de 2025, foram cerca de 2,53 milhões, de um total de 5,95 milhões. O alcance da FIT Buenos Aires, porém, é bem maior: cerca de 125 mil pessoas – como promotores de eventos e representantes de operadoras de viagens, agências de turismo, hotéis, restaurantes, companhias aéreas etc. -, de pelo menos 40 países, visitam a feira em busca de novos negócios.

“São Paulo quer ocupar o lugar que já lhe pertence por vocação: o de maior polo de turismo e eventos da América Latina. As missões internacionais marcam um novo momento da política pública de turismo, com foco em atração de investimentos, promoção internacional e geração de oportunidades para o setor privado paulista”, destaca o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Um dos objetivos da ação é mostrar ao mundo a excelência e a diversidade do turismo de São Paulo, da natureza intocada do Vale do Ribeira até a agitação da Capital, com museus, centros de compras, grandes shows, carnaval etc. Além das praias e do turismo gastronômico, religioso, rural, de aventura e de negócios, por exemplo.

“Além das atrações turísticas, São Paulo tem uma estrutura de ponta para receber visitantes, o que inclui três grandes aeroportos, aeroportos regionais, o Porto de Santos, por onde passam os principais navios de cruzeiros, as melhores estradas do país, rede hoteleira e centros de eventos de primeiro mundo e uma gastronomia que é referência internacional. Queremos mostrar isso ao mundo e ajudar a desenvolver um dos setores que mais geram emprego e renda”, afirma o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Para acessar possíveis clientes e parceiros e fechar negócios, as empresas participantes do programa ainda terão apoio da área de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, que administra os quatro escritórios internacionais da agência, localizados na América do Norte, na Ásia, no Oriente Médio e na Europa.

O post Governo de SP recebe inscrições de empresas de turismo para fazer negócios em Buenos Aires apareceu primeiro em Agência SP.