FPA: Análise de Mídia – 15/08/2025

paoqueijo 1

Análise de Mídia – 15/08/2025
– Valor Econômico divulga que após a bancada ruralista sinalizar com a derrubada de grande parte dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à nova lei do licenciamento ambiental, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, disse ao Valor que o governo trabalha com a expectativa de votar o projeto de lei e a medida provisória (MP) propostos pelo Executivo em até seis meses.

O PL, encaminhado pelo governo para corrigir alguns vetos, tem urgência constitucional, ou seja, 45 dias para ser aprovado na Câmara e no Senado.

E a MP, que acelera a Licença Ambiental Especial (LAE), tem validade imediata, mas precisa ser votada em até 120 dias para não caducar e perder o seu efeito.
Leia +: https://bit.ly/4mEznOJ

– Valor Econômico destaca que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta quinta-feira (14) que buscará um processo de convencimento no Congresso Nacional para evitar a derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à nova lei do licenciamento ambiental no país.

Foram feitos 63 vetos ao texto aprovado pelo Legislativo no mês passado e que se tornou alvo de fortes críticas de ambientalistas.

Ontem, porém, a bancada ruralista prometeu derrubar grande parte desses vetos. Marina afirmou que os vetos tiveram como objetivo preservar a celeridade do processo de licenciamento, “mas não em detrimento do meio ambiente” e sem comprometer a segurança jurídica dos empreendimentos.
Leia +: https://bit.ly/4mhiJFh

– Poder 360 | Marina defende vetos ao PL ambiental e inicia diálogo com congressistas
– Veja | Licenciamento ambiental: a próxima batalha anunciada entre Marina e o agro

– Agro Estadão divulga que o Brasil tem potencial para ampliar em até um terço a sua área destinada à agricultura, sem necessidade de avançar sobre áreas de floresta ou descumprir compromissos ambientais. A informação foi apresentada nesta quinta-feira, 14, pelo supervisor do grupo de pesquisa da Embrapa Territorial, Rafael Mingoti, durante a 6ª Datagro Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão.

Segundo o especialista, hoje, o país tem cerca de 90 milhões de hectares da área nacional apta ao cultivo de culturas anuais e perenes, como grãos, frutas e café — isso após descontar terras indígenas, unidades de conservação e reservas legais.
Leia +: https://bit.ly/3V5TjOI

– Globo Rural informa que as Filipinas oficializaram nessa quarta-feira (13/8) a abertura do seu mercado para a carne bovina com osso e miúdos do Brasil. Com isso, o governo federal atingiu a marca de 400 aberturas desde o início de 2023.

O fato foi mencionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante anúncio do plano de contingência ao tarifaço dos Estados Unidos.
Leia +: https://bit.ly/4lwEJe9

– Vaivém das Commodities, da Folha de S.Paulo, divulga que o Brasil obtém uma supersafra de grãos neste ano, conseguindo volumes não registrados até então. Nos cálculos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), são 345,2 milhões de toneladas.

Nos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 340,5 milhões. A produção brasileira está concentrada basicamente em soja e milho, produtos que representam 89% do volume nacional.
Leia +: https://bit.ly/3V89UkZ

– Agro Estadão informa que os deputados federais que compõem a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados, aprovaram nesta quartafeira, 13, a criação de uma subcomissão permanente para tratar do Plano Safra.

A finalidade desse grupo é “discutir, acompanhar e propor soluções” para a política de crédito rural. O requerimento para a criação da subcomissão é de autoria do deputado federal Nelson Barbudo (PLMT) e traz ainda a previsão da composição: cinco membros titulares e cinco suplentes.

Além disso, as atividades devem ser realizadas no âmbito da CAPADR.
Leia +: https://bit.ly/45R8iCo

– O Globo divulga que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira que não há ambiente na Casa para aprovar um projeto de anistia que beneficie envolvidos nos atos que culminaram no 8 de janeiro, especialmente o entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é acusado de planejar os assassinatos de autoridades.

“Pelo menos com quem eu converso, não vejo clima para anistiar quem planejou matar pessoas. Há, sim, uma preocupação com penas exageradas, e talvez um projeto alternativo tenha um ambiente melhor entre partidos de centro”, disse.
Leia +: https://bit.ly/4mGfTcu

– Folha de S. Paulo informa que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta quinta-feira (14), que pode levar para a votação do plenário da Casa medidas que protejam os deputados de investigações diante do que ele classificou de exageros por parte do Judiciário.

Ao tratar das chamadas prerrogativas parlamentares, ele mencionou casos de colegas investigados por crimes de opinião.

Motta afirmou que não há um projeto definido nesse sentido, mas disse que a discussão envolve o modelo adotado até 2001 e que estava previsto no texto original da Constituição de 1988 —de que os parlamentares só possam ser investigados com autorização do Legislativo.
Leia +: https://bit.ly/41CoTY8

– Valor Econômico fala que uma parcela de 51% dos brasileiros concorda com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pelo 15 de agosto de 2025 instituto Datafolha.

O levantamento também mostrou que 53% das pessoas avaliam que Moraes está agindo adequadamente no julgamento de Bolsonaro, que responde na corte por tentativa de golpe de Estado.

A pesquisa, que ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 113 municípios espalhados pelo país, na segunda-feira (11) e na terça (12). Leia +: Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
[email protected]


🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?

Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉

Clique aqui

Siga nossa página no
Facebook e
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso

paoqueijo 1