Análise de Mídia – 04/09/2025
– Agro Estadão divulga que deputados federais que integram a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniram nesta terça-feira, 2, com membros do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para reforçar o pedido de aplicação de medidas antidumping contra o leite em pó da Argentina e do Uruguai.

Em uma decisão preliminar no mês passado, a pasta decidiu não aplicar essas medidas de forma provisória, o que foi entendido como um mau sinal pelo setor.

O entendimento entre os parlamentares é de que, se a medida não for aplicada, outras alternativas serão adotadas, mas na esfera Legislativa.

“Nós viemos aqui para dialogar, para colocar as nossas pautas, sim, mas nós também temos instrumentos do Poder Legislativo para trabalhar esse tema, porque, só na conversa, às vezes, não resolve”, destacou o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR).

Leia +: https://bit.ly/465sBLs

– Globo Rural fala que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) voltaram a pedir ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que reforce a investigação sobre práticas de dumping na importação de leite.

Representantes da CNA e FPA participaram, na terça-feira (2/9), de nova reunião para reforçar a preocupação do setor com a condução da investigação.

Leia +: https://bit.ly/4lUND59

– O Globo informa que a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) negou, nesta quarta-feira, as acusações de práticas desleais de comércio contra os Estados Unidos durante audiência pública realizada em Washington.

A entidade assegurou que os produtores rurais brasileiros operam sob normas rigorosas de conformidade, garantindo segurança, qualidade e transparência aos consumidores internacionais — inclusive aos americanos”.

A audiência se refere à investigação de práticas comerciais pelo Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA.

Leia +: https://bit.ly/4800sYG

– Agro Estadão divulga que o Acordo Mercosul-União Europeia (UE) deu novos passos em direção a um desfecho.

Nesta quarta-feira, 03, a Comissão Europeia apresentou ao Conselho Europeu a proposta para a assinatura e conclusão do acordo.

O documento, porém, apresenta salvaguardas às importações de produtos agropecuários de países membros do Mercosul.

O movimento da UE ocorre em meio ao tarifaço do governo norte-americano sobre as importações de diversos países.

Leia +: https://bit.ly/3JIMm3W

– Estadão destaca que o governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Controladoria-Geral da União (CGU), pediu investigação da Polícia Federal sobre a concessão do seguro-defeso do Pescador Artesanal.

O seguro-defeso é o benefício pago a pescadores no valor de um salário mínimo, garantido por meio do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para pessoas que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte.

O recurso é destinado à garantia da renda nos períodos em que não é permitido pescar, em razão do crescimento e reprodução das espécies.

Leia +: https://bit.ly/47sniIe

– Globo Rural informa que de janeiro a julho deste ano, as exportações brasileiras de soja somaram 77 milhões de toneladas, com alta de 2% em relação ao volume embarcado no mesmo período do ano anterior, mostram dados da Secretária de Comércio Exterior (Secex).

De acordo com análise do Rabobank, apesar do crescimento discreto até agora, o Brasil deverá fechar a temporada 2024/25 com exportações de 110 milhões de toneladas.

Ainda segundo o banco holandês, as exportações aquecidas têm influenciado diretamente os prêmios nos portos brasileiros, que vêm desempenhando um papel crucial na sustentação dos preços internos.

Leia +: https://bit.ly/4gd8xeU

– Folha de S. Paulo fala que o governo Lula (PT) publicou uma série de medidas de combate a incêndios em propriedades rurais, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira (8).

As novas medidas determinam que produtores rurais participem de treinamentos para ações preventivas contra o fogo, que serão ofertados pelo corpo de bombeiros militar, pela defesa civil, ou por entidade pública ou privada credenciada.

As mudanças integram a PMIF (Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo), com o objetivo de reduzir a ocorrência de grandes incêndios florestais.

Leia +: https://bit.ly/3VwrKhP

– Poder 360 informa que o VBP (Valor Bruto da Produção) da agropecuária brasileira deve alcançar R$ 1,48 trilhão em 2025, crescimento de 11,6% em relação ao ano anterior, segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

O resultado confirma a força do campo brasileiro mesmo em um cenário global de incertezas, marcado por oscilação de preços de commodities, desafios logísticos e mudanças climáticas.

O tarifaço dos Estados Unidos sobre as importações agrícolas preocupa os produtores.

Leia +: https://bit.ly/4mhRWrL

– Agro Estadão fala que “não adianta colocar o recurso no orçamento e, ao longo do ano, contingênciá-lo”, declarou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Campos, em conversa com o Agro Estadão.

A avaliação ocorre poucos dias depois de o governo federal enviar ao Congresso Nacional o Projeto da Lei Orçamentária Anual para 2026.

Conforme noticiado anteriormente, a subvenção ao seguro rural terá aumento de 3% em 2026, caso aprovada.

O crescimento, no entanto, é menor que o registrado nos anos anteriores, quando a alta chegou a 10%.

Segundo Campos, o problema não está apenas no valor, mas na forma como os recursos são administrados.

“As propostas para o seguro precisam caminhar junto com mudanças no orçamento, tanto em valor quanto na manutenção desses recursos ao longo do ano”, afirmou o secretário.

Leia +: https://bit.ly/3JE8o85

– CNN informa que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (3) que os Estados Unidos usam a guerra na Ucrânia como pretexto para justificar as tarifas contra o Brasil e afirmou que há “problemas internos” em Brasília entre as autoridades atuais e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

disse que não há desequilíbrio econômico entre o Brasil e os EUA. O líder do Kremlin ainda acusou o governo americano de usar a guerra na Ucrânia como pretexto para resolver “questões de caráter econômico em relação a países cujas ligações desagradam alguém.

Leia +: https://bit.ly/426ZUfO

– Terra divulga que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que há uma relação desproporcional no comércio entre os Estados Unidos e a China e o mesmo acontece entre as trocas de bens dos americanos com a Índia, “mas não há relação desproporcional no comércio com o Brasil”.

As declarações, que citam os quatro países fundadores do grupo do Brics, foram dadas em entrevista concedida nesta quartafeira, 3, durante a visita de Putin a Pequim, na China, onde participou das comemorações do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Para Putin, a questão da guerra da Ucrânia tem sido usada em situações insólitas de negociações comerciais.

Leia +: https://bit.ly/47XOqyW

– O Globo destaca que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reuniu no início da noite desta quarta-feira com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e com os presidentes do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP).

Os quatro deram continuidade às negociações para que haja o avanço do projeto de lei de anistia ao 8 de janeiro, que tem potencial de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A reunião também serviu para uma avaliação política do momento atual e sobre como o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) da trama golpista, do qual Bolsonaro é alvo, vai afetar a conjuntura nacional.

Leia +: https://bit.ly/3VytCXm

– Folha de S. Paulo informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a integrantes da cúpula do União Brasil que se opõe ao avanço do projeto de anistia para os condenados do 8 de Janeiro no Congresso Nacional.

Em almoço no Palácio da Alvorada nesta quartafeira (3), com ministros do partido e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), o presidente pediu empenho contra a aprovação de indulto aos participantes dos atos golpistas que culminaram na depredação das sedes dos três Poderes em 2023.

No encontro, Alcolumbre e ministros reiteraram o apoio ao governo Lula, reconhecendo, no entanto, uma oposição na direção do partido.

Leia +: https://bit.ly/462tOTz

– Valor Econômico fala que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não descartam um “meio termo” sobre a anistia a golpistas se o texto excluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais réus militares que estão sendo julgados pela Primeira Turma da Corte.

A medida estaria em linha com o que pensa o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Ele descartou na terça-feira (3) votar um texto que contemple o ex-chefe do Executivo, que deve ser condenado por tentativa de golpe de Estado.

“Eu vou votar o texto alternativo, é isso que eu quero votar no Senado. Eu vou fazer esse texto, eu vou apresentar”, disse.

Leia +: https://bit.ly/4603lWQ

FPA: Análise de Mídia – 04/09/25 1

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
[email protected]


🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?

Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui

Siga nossa página no
Facebook e
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso