Esther Dweck detalha novidades de segurança no novo CPNU


Tilhó o Mascote do Catilho+

ester2

Prova contará com código de barras e detector de metais na entrada das salas

Segundo a ministra, ideia é ter um concurso cada vez mais seguro para as pessoas que fazem a prova. Foto: Diego Campos / Secom / PR

A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi entrevistada nesta terça-feira (8/7) no programa Bom Dia, Ministra.

Durante a conversa com profissionais de imprensa de várias regiões do país, ela explicou que a nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá duas novas carreiras e mudanças relativas à segurança das provas e na aplicação das avaliações discursivas. 

São duas mudanças importantes no aumento da segurança: uma é um detector de metal e de ponto eletrônico. A outra é o código de barras nas provas.

Com isso, a gente garante saber de quem é a prova, de forma que não identifique o candidato”

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 

“São duas mudanças importantes no aumento da segurança: uma delas é um detector de metal e de ponto eletrônico em todas as salas. A outra é o código de barras nas provas”, disse. “Com isso, a gente garante saber de quem é a prova, de forma que não identifique o candidato, porque é um código de barras. Uma pessoa não sabe quem é o candidato, mas a máquina sabe. A ideia é ter um concurso cada vez mais seguro para as pessoas que fazem a prova”, frisou. 

LOGÍSTICA – Já em relação à logística, de acordo com Esther Dweck, a experiência exitosa da primeira edição mostrou que não serão necessárias grandes alterações.

“O ponto de vista da logística principal não tem grandes diferenças, porque foi uma área extremamente bem avaliada, resultado, obviamente, de toda a experiência do Enem”, explicou.

“A ideia do Correios como espaço de armazenamento e de distribuição de provas, a data de levar as provas para o local de prova, a maneira como se armazenou, o acompanhamento da Polícia Federal, da ABIN, desde o início, depois da Polícia Rodoviária Federal no transporte das provas, das polícias estaduais, militar, civil, bombeiros, defesa civil, todo mundo atuando em parcerias importantes com os estados”, lembrou Esther.

“A gente, inclusive, chamou para o grupo principal a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pela expertise, pela relação com os governos estaduais na área de segurança pública. A gente está muito tranquilo em relação ao processo logístico”. 

DISCURSIVA – Esther Dweck também falou sobre as mudanças no CPNU2 em relação às provas discursivas.

“No caso das provas discursivas dos cursos superiores, a gente vai ter duas questões discursivas, não uma só, como foi no ano passado. Isso já para poder captar mais o conhecimento das pessoas que estão fazendo a prova”, informou. 

PORTUGUÊS – A ministra chegou a dar uma dica para os interessados no concurso: atentem para o português.

“Outra novidade (em relação às provas discursivas) é que será em dois dias diferentes.

Na realização da prova, a gente vai ter um pouco mais de tempo, o que vai ajudar as pessoas a fazerem a prova discursiva com calma, lembrando que no caso da prova discursiva, metade da correção é análise do português e metade é análise do conteúdo.

A gente quer saber se a pessoa sabe escrever e interpretar um texto”.

image 3393
Esther Dweck detalha novidades de segurança no novo CPNU 5

NOVAS CARREIRAS – A ministra destacou que o CPNU2 terá duas novas carreiras: Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico e Analista Técnico de Justiça e Defesa.

“São duas carreiras novas nos blocos. São carreiras importantes para a gente ir formando nossas grandes carreiras transversais, que vão se somar às já existentes. As pessoas não conhecem as carreiras, deviam olhar com carinho, ver suas especificações e se inscreverem para essas carreiras. Foram pensadas para que a gente possa garantir o servidor do futuro. Elas não são específicas de um ministério”, detalhou Esther Dweck. 

MALEABILIDADE – Ao todo, serão 500 vagas — 250 para cada carreira —, ambas sob a gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mas com atuação em diferentes órgãos.

As pessoas candidatas interessadas em ingressar como analistas técnicos de Desenvolvimento Socioeconômico ou de Justiça e Defesa podem ter qualquer área de formação, desde que atendam aos critérios definidos no edital.

Outras informações sobre as novas carreiras oferecidas no CPNU2 podem ser encontradas aqui. 

INSCRIÇÕESAs inscrições para o CPNU2 estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 pelo site oficial. Ao todo, são 3.652 vagas para 32 órgãos, organizadas em nove blocos temáticos.

Há 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário. A prova objetiva será no dia 5 de outubro e a discursiva, em 7 de dezembro.

Haverá 228 cidades de aplicação da seleção, em todos os estados e no Distrito Federal. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no CPNU 2 termina nesta terça-feira (8/7).

Candidatas e candidatos têm até as 23h59 (de Brasília) para acessar o sistema oficial de inscrição e enviar a solicitação, de forma gratuita e online.

QUEM PARTICIPOU – O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Participaram do programa desta terça-feira jornalistas da Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões, do Portal Extra (RJ), da Rádio CBN de Recife (PE), da Rádio Acústica (RS), da Rádio Liberal de Belém (PA), do Portal O Tempo de Belo Horizonte (MG), e da Rádio Litoral de Santos (SP).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
 

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: [email protected]
Tel.: (61) 3411-1601/1044 

FOTOGRAFIA
E-mail: [email protected]
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho


ester2

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br