Negócios de moda e sobremesas geladas precisam mudar as estratégias de venda para manter clientes durante a estação mais gelada do ano
Empresários adotam diferentes abordagens par manter os clientes com a chegada do inverno O inverno começa oficialmente no país nesta sexta-feira, 20 de junho, embora alguns estados, como Mato Grosso do Sul, já tenham registrado temperaturas mais baixas neste ano.
Diante disso, os empresários sul-mato-grossenses precisam preparar seus negócios e vitrines para atrair o público durante os dias de frio.
Embora a estação não seja marcada por temperaturas rigorosas e constantes, os períodos mais gelados podem representar um desafio para alguns setores, como moda e de sobremesas geladas.
Esse é o caso de Paulo Henrique de Souza, sócio-proprietário da Piú Bello Gelateria, fundada em 2023. Segundo ele, o inverno é um período desafiador, já que a procura por sobremesas como gelatos e sorvetes costuma cair.
Paulo avalia que esse comportamento está muito ligado à cultura local, pois, em outros países, o frio não é um obstáculo para o consumo desses produtos.
Apesar dos desafios, a paixão de Paulo e de seus sócios, seu companheiro e a sogra, pelo gelato os fizeram sempre buscar fazer a diferença na empresa.
A solução encontrada para driblar a queda nas vendas durante o inverno foi ampliar o cardápio, incluindo também bebidas quentes.
“Nós percebemos que não é cultural do campo-grandense sair para sorveterias no inverno, então estamos com alguns patrocinados direcionados às nossas bebidas quentes, como cafés e cappuccinos”, explica o proprietário. Adicionar bebidas quentes ao cardápio foi a solução encontrada para se diferenciar e manter o ritmo de vendas em dias de baixas temperaturas Mas esse não é um desafio enfrentado apenas pela Piú Bello Gelateria.
A Casa do Açaí, também em Campo Grande, precisou adaptar a forma de atuação para enfrentar os meses de inverno.
Desde 2016, ano em que fundou a açaiteria, a empresária Talita Faria Ferreira percebeu que seria necessário diversificar o cardápio para manter o ritmo de vendas durante os períodos de temperaturas mais baixas.
A empresária explica que uma das maiores dificuldades da estação é a oscilação entre dias de frio e calor e, de acordo com ela, quando as vendas de açaí entravam em um bom ritmo, os dias de baixas temperaturas voltavam.
E para lidar com essas oscilações foi preciso ampliar o cardápio mais uma vez. “No começo adicionamos quatro sabores de caldo no cardápio, agora são oito.
E hoje, após nove anos e pensando nesse período do inverno, nós fazemos também batatas recheadas, que e também oferecemos oito sabores além de batata frita”, diz a proprietária da Casa do Açaí.
Moda: Inverno movimenta vitrines e estratégias
Empresários do ramo da moda também precisam se adaptar para conseguir atender os clientes durante o inverno.
A Closet da Rô, loja campo-grandense especializada em roupas femininas, foi criada pela empresária Rochanne Rodrigues há seis meses, e passa pelo primeiro inverno.
A estratégia encontrada foi, além de realizar a mudança do estoque e das peças na vitrine, mostrar para os clientes como utilizar as peças.
“Agora eu estou investindo muito nas redes sociais, onde eu mostro diferentes maneiras de usar as peças invernais. E criei também combos especiais com descontos para fomentar as compras nessa época”, disse.
Para a empresária, o esforço começou a dar retorno.
“As vendas seguem em um bom ritmo, porque o inverno é uma estação em que, para muitas clientes, o guarda-roupas precisa ser renovado. O interesse é principalmente em peças como blusas, calças e casacos”, conta Rochanne Rodrigues. As peças mais procuradas pelos clientes na Closet da Rô são blusas, calças e casacos Outras estratégias também podem ser tomadas pelos empresários para conseguir manter as vendas, como é o caso da proprietária da loja de roupas Pappagalleto, Rosimeire Nogueira a Silva.
Apesar de trabalhar sozinha, ela conseguiu manter a sua clientela focando na produção de autoral. “Trocar a coleção não é um problema, já que eu crio peças atemporais ao longo do ano.
Por usar a minha própria modelagem, já tenho os modelos e preciso apenas mudar detalhes nas peças que são exclusivas”, disse a proprietária. Trabalhar apenas com peças atemporais possibilitou que Rosimeire Nogueira da Silva não se preocupasse com a mudança da estação Planejar para continuar
O analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, destaca que se preparar para os períodos sazonais – como as estações do ano e datas comemorativas – é fundamental para enfrentar as mudanças no comportamento de consumo.
“Não dá para fugir do planejamento. É preciso preparar o negócio para cada época. Além disso, as redes sociais se tornam uma ferramenta essencial para atrair clientes e impulsionar as vendas nesse período”, orienta. “Além de manter sempre os produtos e serviços alinhados com a estação, também é fundamental caprichar na vitrine e investir no acolhimento ao cliente”, complementa o analista.
Para mais informações sobre empreendedorismo, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br.
📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br