O tradicional doce de leite produzido pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Itaúna (Cooperita) pode receber o título de Patrimônio Cultural e Gastronômico do Estado de Minas Gerais. O reconhecimento está no projeto de lei 4.101/2025, de autoria do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A leitura da proposta foi aprovada recentemente na Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia. A comissão já teve como vice-presidente o prefeito Gustavo Mitre (Republicanos), na época em que era deputado estadual.
Mitre comemorou a notícia como um sonho antigo seu e destacou a importância do doce, produzido há mais de cinco décadas no município, reconhecido pela qualidade e sabor, e considerado um símbolo para os itaunenses.
Em 2025, o prefeito de Itaúna apresentou pessoalmente à Tramonte a fábrica da Cooperita, fortalecendo o movimento para tornar o doce de leite itaunense um símbolo da gastronomia mineira. Segundo Mitre, além de valor cultural, o reconhecimento garante a preservação de sabores tradicionais transmitidos por gerações, reforça a identidade local e gera impacto positivo para a economia da cidade.

Foto: Divulgação/Arquivo Prefeitura de Itaúna
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Márcio Gonçalves Pinto, o Marcinho Hakuna, esteve recentemente na Comissão de Turismo e Gastronomia para defender o projeto.
“Se aprovado em definitivo, o projeto dará ao doce de leite de Itaúna um status de bem cultural do Estado, valorizando sua tradição, qualidade e importância histórica na culinária mineira”, afirma a Prefeitura de Itaúna em nota.
Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/08/26/doce-de-leite-de-itauna-pode-se-tornar-patrimonio-cultural-e-gastronomico-de-minas/
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br