Defesa Civil do Estado aciona avião para combate a incêndio na cidade de São Simão e fará uso de retardante do fogo
A Defesa Civil do Estado realiza nesta segunda-feira (25) o acionamento de avião para combate a incêndio na cidade de São Simão, região de Ribeirão Preto. Durante o emprego da aeronave será utilizado o produto retardante do fogo, o qual potencializa em até 5 vezes a capacidade da água em conter as chamas. O helicóptero Águia já está apoiando as equipes por terra e contará também com a ajuda de um avião.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP inicia fase vermelha da Operação SP Sem Fogo com uso de tecnologia e foco em prevenção
LEIA TAMBÉM: Governo de SP inicia testes com produto que apaga fogo 5 vezes mais rápido que uso de água
A região que está com foco de incêndio compreende área de plantão rural e de preservação permanente, cerrado. O incêndio começou neste domingo (24) e atingiu a Estação Ecológica Santa Maria. As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Fundação Florestal estão atuando por terra desde as primeiras horas do fogo.
Mapa de risco de incêndio em nível de emergência para a região
O Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil do estado aponta para nível de emergência em todo o noroeste paulista. As altas temperaturas e baixa umidade do ar previstas para toda a semana agravam o cenário para as queimadas.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil alerta para risco elevado de queimadas no interior paulista
Com isso, a população precisa colaborar evitando fazer queimadas. Não é recomendado queimar lixo, usar fogo limpeza do terreno e nem tampouco jogar bituca de cigarro nas margens das rodovias.
Quem presenciar qualquer prática irregular deve denunciar ligando para o disque denúncia 181 ou Polícia Militar pelo número 190.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF). Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.
O post Defesa Civil do Estado aciona avião para combate a incêndio na cidade de São Simão e fará uso de retardante do fogo apareceu primeiro em Agência SP.