De operador de máquina de xerox a dono de maior franquia de lavanderias de autosserviço do Brasil 

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Leandro Silva acumula em seu currículo experiências positivas, como trabalhar na Ambev e Tim, mas também amarga alguns acontecimentos. Foi de olho em uma ideia promissora que passava pela TV que criou a marca Lavateria, hoje a maior rede de lavanderias self-service do Brasil e já com unidades no exterior; Franquia projeta faturamento de R$ 90 milhões em 2025

Leandro Silva, 49 anos, jamais imaginou que um emprego simples como operador de máquina de xerox seria apenas o ponto de partida para uma carreira empreendedora de destaque no franchising brasileiro.

Hoje, ele é o nome por trás da Lavateria, a maior rede de lavanderias de autosserviço do país e que, em 2024, conquistou um lugar de destaque no ranking das 50 maiores franquias que mais cresceram no Brasil, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Em quase 10 anos de mercado, a marca soma mais 560 unidades presentes em todos os estados brasileiros, e também em Portugal.

Em 2024 a rede faturou R$ 72 milhões e projeta um aumento de 25% este ano.

Natural de São Paulo, Leandro iniciou sua trajetória profissional ainda jovem, com poucos recursos e muitas responsabilidades.

“Eu precisava trabalhar para ajudar em casa. Foi numa papelaria, operando uma máquina de xerox, que aprendi a valorizar cada cliente e a importância de prestar um bom serviço”, relembra o empreendedor.

Criado em uma família humilde, seu pai era metalúrgico e tapeceiro na Ford e sua mãe empregada doméstica e costureira, onde usava roupas feitas por ela com retalhos da fábrica.

Desde pequeno, aprendeu a valorizar o diferente e o inovador.

Apesar da expectativa de seu pai para que seguisse carreira como metalúrgico, decidiu trilhar seu próprio caminho.

Seu primeiro emprego formal foi como office boy aos 14 anos, seguido pelo trabalho como operador de máquinas de xerox.

Aos 16, mudou-se para com a família para São José do Rio Preto/ SP, onde adquiriu experiência em atendimento ao público ao trabalhar no bar do pai.

Leandro conta que esse emprego em família foi fundamental por dar umabase prática sobre atendimento, vendas e lidar com pessoas, fundamentos que carrega com ele até hoje.

Na Cervejaria Skol Caracu, iniciou como faturista e logo migrou para a equipe de vendas, onde se destacou ao visitar pontos de venda, negociar e gerenciar equipes.

Sua performance levou a uma transferência para São Paulo, onde aprimorou habilidades em um ambiente altamente competitivo e expandiu seu networking. Trabalhou na empresa por 10 anos, até decidir buscar novos desafios.

Após sair da Skol Caracu, aventurou-se no empreendedorismo ao abrir uma distribuidora de bebidas, onde aprendeu lições valiosas sobre gestão e parcerias.

“Abri a distribuidora em São José do Rio Preto, e após dois anos resolvemos fechar o negócio por divergências entre sócios. Aprendi que sociedade precisa de alinhamento claro, de expectativas e papéis”, relembra.

Posteriormente, ingressou no setor de telefonia, atuando na Tess (futura Claro), onde se destacou como executivo de vendas por cinco anos.

Apesar do sucesso, o desejo de empreender prevaleceu, levando-o a abrir sua própria empresa de vendas de planos corporativos de telefonia, alcançando faturamento expressivo.

Nessa época, em 2008, aos 33 anos, alcançou seu primeiro milhão de reais.

Leandro relembra que foi um período de muito trabalho e expansão, o que o ensinou que escalar com estrutura e gestão é o verdadeiro segredo do crescimento.

Recebeu uma proposta da TIM para mudar sua operação, atingindo rapidamente as metas estabelecidas. No entanto, decidiu encerrar sua atuação no setor de telefonia e buscar novos desafios.

Inspirado por um programa de televisão, criou, em 2016, a Lavateria, um negócio voltado para serviços de lavanderia com modelo escalável.

Com o apoio da esposa Viviane, com quem é casado há 26 anos, enfrentou desafios iniciais e, mesmo durante a pandemia em 2020, cresceu ainda mais o negócio.

“Sempre tive espírito empreendedor e um incômodo com o caminho tradicional. Depois de anos no mercado corporativo, percebi que queria construir algo meu, com propósito. A Lavateria nasceu do desejo de oferecer praticidade e qualidade para um problema comum que todo mundo enfrenta, lavar roupa”, diz Silva.

Planejamento e pé no chão

Para Leandro, foi fundamental começar o negócio com muito planejamento e pé no chão. Em 2017 a marca entrou para o franchising, onde a franqueadora está localizada em São José do Rio Preto, e conta com uma equipe enxuta, mas altamente qualificada, com cerca de 30 colaboradores diretos, incluindo times de expansão, operações, suporte, tecnologia e marketing.

Economia de água, energia, produtos e principalmente tempo!

A Lavateria é totalmente automatizada. Ao chegar na loja, o cliente se depara com um totem de autoatendimento com diversas instruções simples, como por exemplo, os tipos de roupas que podem ser lavadas; quantidade limite de peças por máquina.

Basta dirigir ao painel e selecionar entre os serviços lava ou seca, inclusive mais de uma máquina pode ser utilizada ao mesmo tempo, escolher a forma de pagamento, e logo em seguida o equipamento é liberado para uso.

As lavadoras possuem dosadoras automáticas de insumos que são adicionados no momento certo da lavagem (sabão, amaciante e tira manchas), e tem um ciclo de 30 minutos e assim que as roupas são colocadas em seu interior e o botão “iniciar” é acionado, o equipamento trava e dá início ao processo.

O usuário não precisa levar nada além de suas roupas, já que a Lavateria utiliza uma linha de produtos da própria marca que já são inclusos automaticamente na lavagem.

O serviço custa em média entre R$ 15 a R$ 20 por ciclo completo de lavagem e secagem (valor pode variar conforme a região) e pode durar até 1 hora e 15 minutos.

A rede tem como público-alvo pessoas que querem economizar, entre eles, estudantes, turistas, pessoas que moram sozinhas, entre outros que buscam praticidade.

Um dos grandes diferenciais da marca é que são utilizados produtos que podem ser descartados no esgoto comum e que não poluem o meio ambiente, inclusive o consumo de água é em torno de 1/3 de uma lavadora doméstica.

Modelo de negócio

O negócio da Lavateria tem diferenciais como baixo custo operacional; sem necessidade de estoque; sem necessidade de funcionários; uso de insumos exclusivos de alta tecnologia; rápido retorno do investimento; CRM e aplicativo próprio (o cliente tem a opção de usar os comandos da máquina do próprio celular ao invés do totem); equipamentos de alta tecnologia e baixo consumo de energia.

Ideal para ser aberto em áreas como postos de combustíveis, supermercados e pontos com alto fluxo de pessoas, para empreender com a marca é necessário investimento inicial de R$ 157.950,00 (que dá direito a duas lavadoras e duas secadoras).

Esse valor está incluso a taxa de franquia, capital de giro e instalação do negócio que pode ser aberto em áreas a partir de 16m2.

O faturamento bruto médio mensal é de R$ 21 mil, com lucro líquido de R$ 10 mil, e em apenas 14 meses está previsto que o franqueado consiga recuperar seu capital.

Recentemente a Lavateria lançou o modelo no formato “Trailer”, que conta com um trailer móvel de três conjuntos de máquinas de lavar e secar, que permite o franqueado mudar o local para eventos itinerantes ou estar em lugares diferentes nos dias da semana sem ficar preso a um ponto físico.

O novo formato conta com valor de investimento igual ao modelo tradicional.

Leandro ressalta que a Lavateria é ideal para cidades acima de 100 mil habitantes, principalmente em regiões da classe B, C e D, e turísticas.

Por atender uma população em um raio pequeno, o franqueado tem exclusividade de bairro, o que aumenta a possibilidade de expansão na cidade.

Expansão

A Lavateria inaugura em média uma unidade a cada 30 horas. Presente em todos os estados, a marca soma 553 unidades franqueadas e mais 7 próprias, sendo que mais de 50% dos franqueados possuem mais de uma unidade.

Em 2024 foram lavados mais de 2,3 milhões de quilos por mês em toda a franquia. Além do mais, a rede faturou R$ 72 milhões e cresceu 31% em número de unidades.

Para 2025, a Lavateria projeta um faturamento de R$ 90 milhões, e alcançar a marca de 600 unidades.

A franquia, que já conta com unidades em Portugal, também visualiza potencial de expansão pela Espanha e França.

“Quando comecei a trabalhar com o negócio senti preconceito com o autosserviço, mas a pandemia, além de ter sido desafiadora, mostrou oportunidade e provou que nosso modelo foi essencial, sem contato, autônomo e econômico.

Superamos muitos desafios desde a implantação da marca no mercado, e tudo isso, com muito treinamento, padronização da experiência do cliente e educação do consumidor. S

omente no primeiro semestre deste ano crescemos 12% em unidades comercializadas.

A capilaridade e escalabilidade têm sido nossos maiores diferenciais”, finaliza o CEO da Lavateria, Leandro Silva.

Sobre a Lavateria 

Fundada em 2016 em São José do Rio Preto/ SP, a Lavateria é uma rede de franquias de lavanderias automáticas que se destaca pela inovação e praticidade no segmento de limpeza e conservação.

A Lavateria traz o conceito de lavagem e secagem de roupas self-service, onde os clientes podem utilizar máquinas de última geração para limpeza de roupas.

A empresa iniciou expansão pelo franchising em 2017 e, em 2024, se destacou entre as 50 maiores franquias do Brasil com mais de 500 unidades presentes no Brasil e em Portugal.

O investimento inicial é de R$ 157.950,00, além de retorno previsto em 14 meses. https://lavateria.com/

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