Cresce o mercado de estética automotiva: franquias do setor faturam mais de R$ 2,2 milhões no 4º trimestre de 2024


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Alta na frota de veículos impulsiona mercado de estética automotiva e abre espaço para franquias lucrativas; Acquazero se destaca com lavagens ecológicas e lança novos serviços

A frota brasileira bate recorde histórico: 124 milhões de veículos, considerando carros, caminhões, ônibus e motocicletas, movimentam diariamente as ruas e avenidas do país, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A quantidade de veículos brasileiros poderia povoar um país inteiro como o Japão, com população total equivalente ao número da frota nacional.

Não é segredo que os carros, no Brasil, significam mais que um meio de transporte. Para muitos, este veículo é um “sonho de consumo”, símbolo de conquistas e um parceiro do cotidiano.

Por falar em carros, especificamente, o país ultrapassa a marca de 63 milhões em circulação, de acordo com o Ministério dos Transportes em 2024— um aumento significativo nos últimos dez anos. Com isso, cresce também a busca por serviços que valorizem sua durabilidade e aparência. 

O conceito de “Car Care” nunca esteve tão em alta, afinal, os cuidados com o carro são levados a sério por aqueles apaixonados pela indústria automobilística.

O resultado não poderia ser outro: o mercado de estética automotiva está em plena expansão, impulsionado pelo crescimento constante da aquisição de veículos.

Apenas em 2021, o mercado global de estética automotiva fechou o ano com R$ 10 bilhões em caixa, diz a consultoria Grand Review Research.

O cuidado com a aparência e limpeza dos carros, paixão nacional, criou uma demanda em potencial para os pequenos e grandes negócios automobilísticos.

No Brasil, o segmento de franquias de serviços automotivos tem sido avaliado com positividade, sendo registrado faturamento médio de R$ 2,2 milhões no 4º trimestre de 2024, um crescimento de 13,3% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Com 16 anos de experiência no mercado automotivo, a franquia Acquazero – especializada em estética automotiva sustentável e limpeza de estofados, é uma das redes que vêm sendo impactadas positivamente pelo aquecimento do setor. Henrique Mol, CEO da marca, avalia o momento com entusiasmo.

“Com o aumento expressivo do número de veículos nas ruas, nossa franquia tem visto um crescimento exponencial, reforçando a importância de oferecer serviços que aliem qualidade e responsabilidade ambiental”, ressalta. 

Com faturamento de R$ 200 milhões em 2024 e mais de 300 unidades franqueadas, a rede Acquazero se posiciona como uma das principais redes de franquias do setor, e oferece serviços de limpeza com foco em lavagem a seco e pressurizada. 

Empreendedores apostam nas tendências do setor automotivo

Em um cenário aquecido para o setor automobilístico, empresas de limpeza automotiva sustentável se destacam ao oferecer soluções que combinam tecnologia, economia de recursos e responsabilidade ambiental.

Consumidores preocupados com sustentabilidade e praticidade estão dispostos a pagar por serviços diferenciados, o que gera fidelização e crescimento do ticket médio para os empreendedores do ramo.

Tendências como o uso de tecnologias avançadas para limpeza e manutenção, a preferência por produtos ecológicos e sustentáveis, além de um foco maior na personalização e no cuidado detalhado do veículo são valorizadas pelo público na atualidade.

A demanda por serviços de proteção de pintura, como películas e selantes, e a adoção de soluções inovadoras, como a automação de processos e o uso de inteligência artificial para melhorar a eficiência, são apostas do setor. 

O avanço da consciência ambiental no país é um fator importante a ser considerado por negócios de estética automotiva.

Em média, um lava-rápido tradicional consome até 500 litros de água por carro, enquanto os sistemas de limpeza ecológica chegam a usar menos de 5 litros — ou até dispensam totalmente o uso de água, sem comprometer a qualidade do serviço.

Práticas sustentáveis podem economizar até 99% de água por lavagem, fator apreciado por clientes conscientes.

É o caso da franquia Acquazero que adota nos serviços o método que utiliza pouca água no processo e aposta no uso de produtos biodegradáveis.

Com investimento inicial acessível e operação simplificada, a Acquazero tem se consolidado como uma opção lucrativa e de rápido retorno para quem busca empreender em um setor que não para de crescer e está de olho nas tendências de limpeza automotiva. 

“Nosso diferencial está na combinação de inovação e sustentabilidade. Desenvolvemos um método que reduz drasticamente o consumo de água, utilizando produtos biodegradáveis e técnicas avançadas que garantem resultados impecáveis na limpeza automotiva”, diz Mol.

A consciência ambiental e praticidade, segundo o empresário, impulsionam a demanda.

Mol destaca que a lavagem ecológica de veículos e frotas é o carro-chefe da rede, representando até 50% da receita, o que reforça que a limpeza sustentável é uma tendência que veio para ficar.

Ideal para empreendimentos em cidades acima de 25 mil habitantes, a Acquazero oferece mais de 28 opções de serviços de limpeza. Entre as principais lavagens sustentáveis também se destacam a lavagem pressurizada com jatos de ar e, também, o polimento profundo de interiores e tratamento especial para pintura automotiva. 

“Cada vez mais pessoas buscam por serviços que sejam sustentáveis e responsáveis, sem abrir mão da qualidade. Investir em uma lavagem ecológica pode ser uma excelente estratégia para se destacar, conquistar clientes fiéis e ainda contribuir para um mundo mais limpo e saudável”, discorre o CEO. 

A Acquazero investe em inovações para se manter atualizada às novas tendências do mercado e ampliar seu portfólio.

Em 2025 a rede passou a oferecer quatro novos modelos de lavagens, trazendo o método com snow foam e com máquina como opções para os clientes.

Agora é possível atender realidades diferentes em nível de sujeira com agilidade, o que proporciona a marca ser instalada em todo o Brasil e diferentes locais.

“Essa expansão ajudou a Acquazero a alcançar uma magnitude ainda maior, tornando-se um nome reconhecido pela qualidade e inovação em seus serviços”, acrescenta Mol.

Além do apelo ecológico, o modelo de negócio atrai investidores pela mobilidade — muitas operações funcionam no formato home based, onde o serviço é feito na casa ou trabalho do cliente — e pelo baixo custo fixo, já que não exige grandes espaços físicos ou estrutura complexa.

A marca possui modelos de negócios Standart, sem ponto fixo, e Prime, ideal para pontos físicos como shoppings, concessionárias ou postos de combustível, com investimento inicial a partir de R$ 25 mil e faturamento médio que pode chegar a R$ 100 mil por mês. 

Sobre a Acquazero

A Acquazero é uma empresa de estética automotiva que oferece serviços de limpeza, higienização, polimento e cristalização.

A marca, que nasceu em 2009, também atua em ambientes, como estofados residenciais, entre outros 30 serviços. 

Em 2018 passou por uma reestruturação ao ser adquirida pelo grupo mineiro Encontre Sua Franquia. Desde então, a empresa, que utiliza produtos biodegradáveis e sustentável, soma mais de 300 unidades, tem como carro-chefe a lavagem ecológica automotiva ao usar apenas 300 ml de água, e possui dois modelos de negócios: Standart (sem estrutura física) e Prime (loja), com investimento inicial a partir de R$ 25 mil, e prazo de retorno estimado entre 8 a 24 meses. https://franquia.acquazero.com/

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