Com parceria entre Sebrae e Governo do Estado, novo ciclo do Cidade Empreendedora atende 36 municípios em MS


Tilhó o Mascote do Catilho+

fffae770 017f 474f b9c6 f02e7ee55489

Programa traz pacote de soluções que visa melhorar a eficiência da gestão pública para impulsionar pequenos negócios no Estado

Encontro de Líderes de Territórios Empreendedores marcou início de novo ciclo do programa Cidade Empreendedora

Um novo capítulo para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul começa a ser escrito com o início do novo ciclo do programa Cidade Empreendedora – uma iniciativa do Sebrae/MS, em parceria inédita com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e prefeituras que aderiram à iniciativa.

O programa, que já beneficiou 57% dos municípios sul-mato-grossenses desde 2018, atende, a partir deste ano, 36 cidades no Estado com soluções que englobam desde a melhoria da eficiência da gestão municipal até o apoio aos pequenos negócios locais.

O início da iniciativa em Mato Grosso do Sul foi marcado pela realização do “Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores”, promovido, nesta sexta-feira (11), em Campo Grande, com a presença de mais de mil lideranças do Estado.

De acordo com o governador, Eduardo Riedel, pela primeira vez, o Estado entra como parceiro para a execução do programa Cidade Empreendedora por entender a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

“Estamos promovendo uma transformação em Mato Grosso do Sul baseada na força das lideranças locais e no empreendedorismo. O programa Cidade Empreendedora é uma das ferramentas essenciais nesse processo, pois fortalece os municípios e promove inclusão produtiva. Das cidades atendidas, oito possuem o menor IDH do Estado, e o governo está assumindo 85% do custo do programa, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar. Essa parceria entre Estado, prefeituras e Sebrae, ancorada em políticas públicas estruturantes, é o caminho para melhorar indicadores sociais e criar oportunidades para empreende ou deseja ter o próprio negócio”, destacou o governador.

Com o foco em melhorar a realidade dos municípios, o ambiente de negócios e a qualidade de vida da população, o Cidade Empreendedora ganha uma nova roupagem em 2025, oferecendo soluções conforme as necessidades de cada território.

“Nossa expectativa é apoiar às prefeituras a tomarem decisões estratégicas. Oferecemos um conjunto de soluções que ajudam à gestão pública a ser mais eficiente na utilização dos recursos e no planejamento das ações, para que consigam atrair investimentos e melhorar os serviços oferecidos à população.

Com esse alinhamento, é possível promover a inclusão dos pequenos negócios, valorizar a agricultura familiar e possibilitar que as cidades sejam lugares melhores para se viver.

O intuito é conectar pessoas e ações para fazer o desenvolvimento acontecer de forma planejada e efetiva”, enfatizou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Para este novo ciclo, um dos municípios atendidos é Itaquiraí, na região Sul do Estado.

Segundo o prefeito da cidade e presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, o programa é um instrumento fundamental para as administrações municipais.

“O Cidade Empreendedora tem sido uma ferramenta essencial para aprimorar a gestão pública nos municípios. Ele permite que a gente traga experiências bem-sucedidas da iniciativa privada para dentro das prefeituras, respeitando as particularidades do setor público. O Sebrae tem sido um verdadeiro propulsor desse avanço, promovendo intercâmbio entre cidades e fortalecendo eixos estratégicos. É um programa que gera resultados concretos e amplia a capacidade de gestão dos municípios”, declarou Tomazelli.

Municípios contemplados

Os municípios atendidos nesse novo ciclo serão acompanhados por meio de três pacotes diferentes: “Transforma”, “Avança” e “Excelência”.

Cada modelo possui tempo de execução, eixos de atuação e formato distintos para atender às diferentes realidades das cidades de Mato Grosso do Sul.

Voltado para municípios com baixo índice de desenvolvimento, segundo o ranking Firjan, o pacote “Transforma” possui a duração de 18 meses.

O modelo conta com maior investimento do Governo do Estado, que assume 85% dos recursos, enquanto o Sebrae/MS entra com 10% e os municípios com 5%.

Participam desse grupo as cidades de Antônio João, Coronel Sapucaia, Eldorado, Japorã, Ladário, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Já o pacote “Avança”, também com duração de 18 meses, é uma proposta intermediária e contempla quatro dos eixos do programa.

Optaram por esse modelo os municípios de Caarapó e Anastácio.

Por fim, o pacote completo é o Excelência, com 36 meses de execução, até 2028, abrangendo os oito eixos do Cidade Empreendedora.

Essa modalidade já foi contratada por 26 municípios: Água Clara, Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Inocência, Itaquiraí, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora e Três Lagoas.

Por meio do programa, serão trabalhados nos municípios os eixos “Lideranças locais e governança”, “Gestão municipal”, “Simplificação”, “Sala do Empreendedor”, “Compras públicas e acesso ao crédito”, “Empreendedorismo nas escolas”, “Inclusão socioprodutiva” e “Identidades, vocações e mercado”.

Juntas, as iniciativas fortalecem a gestão pública, impulsionam os pequenos negócios e promovem o desenvolvimento econômico local.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800, ou pelo site ms.sebrae.com.br.

image 3432
Com parceria entre Sebrae e Governo do Estado, novo ciclo do Cidade Empreendedora atende 36 municípios em MS 5

📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho


fffae770 017f 474f b9c6 f02e7ee55489

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br