Câmara de Três Lagoas-MS sedia audiência pública para debater Plano Diretor


Tilhó o Mascote do Catilho+

Câmara de Três Lagoas-MS sedia audiência pública para debater Plano Diretor

Audiência Pública do poder executivo foi realizada no plenário da Câmara e contou com a presença de vereadores.

Na noite desta terça-feira (29), mesmo estando em período de recesso parlamentar, vereadores acompanharam a apresentação da “Proposta de Revisão do Plano Diretor do Município”, uma audiência pública realizada pelo poder executivo no plenário da Câmara de Vereadores.

Além do presidente da Câmara, Vereador Tonhão, que compôs a mesa de honras, estavam presentes os vereadores Daniel da Farmácia, Davis Martinelli, Fernando Jurado, Marco Silva, Mário Grespan, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Robson do Alinhamento, Sargento Rodrigues e Sirlene dos Santos.

A mesa foi composta pelo secretário de Governo, André Luiz Bacalá Ribeiro, representando o prefeito Doutor Cassiano Maia; a diretora de Planejamento Urbano e Controle Urbanístico, Cristiane Rocha Duarte; a secretária de Finanças, Receita e Controle, Soyla Carla Alves Garcia; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Antônio Gomes Junior.

Tonhão deu as boas-vindas e abriu a audiência, reforçando que esse é um passo extremamente importante e que, mais uma vez, a Câmara é protagonista. Bacalá relatou que o plano já foi aberto anteriormente aos vereadores para debate, e agora chegou a hora de debater também com a população, de forma aberta e transparente. “Acho que estamos no caminho certo. E quem vai dar a palavra final, são os vereadores”, declarou.

“Não é uma noite de aprovação, mas de sugestões e debates”, enfatizou a diretora Cristiane ao iniciar a apresentação do plano e os principais pontos que foram pensados na sua criação:

promover moradias próximas de comércios e serviços;

otimizar deslocamentos;

priorizar a ocupação dos bairros;

valorizar o patrimônio histórico;

planejar bons espaços públicos;

definir instrumentos para financiar o desenvolvimento;

e preservar o patrimônio ambiental.

Cristiane relatou o passo-a-passo para chegar no resultado final, mostrando algumas demandas que surgiram 2023 e que foram usadas como base:

1000208582
Câmara de Três Lagoas-MS sedia audiência pública para debater Plano Diretor 5

“Acho que conseguimos contemplar na revisão do plano, tudo isso que foi apontado”, comemorou. Por fim, apresentou a lei e o novo mapa de zoneamento:

1000208584
Câmara de Três Lagoas-MS sedia audiência pública para debater Plano Diretor 6

Após a apresentação, foi aberto espaço para apresentação de dúvidas. Na sequência, a equipe do executivo recebeu sugestões para a Revisão do Plano Diretor do Município. Você pode assistir a audiência completa no canal TV Câmara.

Para democratizar ainda mais e ampliar o debate, Bacalá anunciou que as sugestões poderiam ser entregues até sexta-feira (01/08), dando mais tempo para a população estudar a proposta e participar desse grande passo.

Quem tiver interesse, pode enviar as sugestões para o e-mail: [email protected] ou, presencialmente, na av. Rosário Congro, nº285 (ao lado da Montreal).

PLANO DIRETOR

O Plano Diretor consiste em abranger todos os aspectos municipais, desde: transporte, lazer, mobilidade, ocupação de solo e outros.Três Lagoas é localizada numa região privilegiada e com evolução urbana acelerada. Essa situação gera alguns problemas ocasionando vazios urbanos, que é negativo para o Município, porque desta maneira, não há crescimento planejado.

Portanto, é necessário na criação do Plano, o que chamamos de macrozonas da área urbana, para definirmos a expansão e assim a otimização da infraestrutura, observando as condicionantes como o traçado do Contorno Rodoviário, o que já é previsto a sua construção, o Ferroanel já existente e a Costa Fluvial.

Além disso, é necessário planejamento para criação de mais ciclovias no Município, de maneira que seja possível integrá-las as praças e áreas de recreio, criando um circuito verde, aliando essa opção de tráfego ao transporte urbano com a implantação de mais linhas. Três Lagoas possui muitas praças, mas que precisam de muito investimento para torná-las funcionais ao uso público.

Pensando nisso, é proposto a criação do circuito verde em que inclusive a população pode optar em fazer parte de sua rota de bicicleta, outra a pé e de ônibus. Para isso é necessário ter locais onde seja possível deixarem essas bicicletas em segurança até o horário de retorno e que sejam áreas de sombra agradáveis para o trajeto.

Mais informações sobre o Plano Diretor você confere no site da Prefeitura.

Cadu Xavier: Assessoria da Câmara

Imagem: Gabriela Fernandes

📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho


IMG 20250729 WA0135

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br