
O Governo de Mato Grosso do Sul deve se reunir nos próximos dias, em Singapura, com representantes da Bracell para discutir a implantação de uma nova unidade de produção de celulose no Estado. A reunião fará parte da Missão Ásia, que busca atrair investimentos e ampliar as relações comerciais com países do continente.
A publicação, que saiu no Portal da Celulose confirma recente noticia do Fatos Regionaos falando sobre esta possibilidade, lembrando que o projeto inicial da empresa era se instalar em Água Clara, antes de ir para Bataguassu.
A expectativa é que o município de Água Clara seja escolhido para receber a nova planta, reforçando o status de Mato Grosso do Sul como referência nacional no setor, conhecido como o “Vale da Celulose”. Segundo o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, a multinacional asiática voltou a considerar Água Clara como alternativa para sua expansão, depois de ter cogitado a cidade para sua primeira unidade no Estado — posteriormente instalada em Bataguassu.
Antes de definir o local, a empresa deverá apresentar estudos de impacto ambiental, etapa obrigatória para empreendimentos desse porte. Caso o investimento seja confirmado, Mato Grosso do Sul passará a contar com sete fábricas de celulose: quatro já em operação, uma em construção pela Arauco em Inocência e duas da Bracell, incluindo a que está em fase de planejamento.
Atualmente, o Estado é responsável por 24% da produção nacional de celulose, ocupa a liderança na produção de madeira em tora para papel e celulose e possui a segunda maior área plantada de eucalipto do país, atrás apenas de Minas Gerais.
Durante entrevista coletiva sobre a Missão Ásia, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da aproximação com mercados estratégicos. “A escolha de Índia, Japão e Singapura é totalmente planejada, baseada no interesse que temos percebido em relação ao Mato Grosso do Sul. Estamos falando sobre a Rota Bioceânica, sobre o mercado de carnes e sobre expandir nossas exportações”, afirmou.
A Missão Ásia será realizada entre os dias 6 e 15 de agosto, com agenda em Mumbai (Índia), Tóquio e Osaka (Japão) e Singapura. A comitiva será enxuta, composta por um secretário e um servidor estadual, e terá como foco abrir novas oportunidades de negócios e consolidar o Estado como polo florestal e logístico estratégico para exportação.
Redação Castilho+
, com Portal da Celulose
Foto – Arquivo
📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br