Um novo desenho para as obras do trevo de acesso da MG-050 à Santanense tem previsão de ser concluído até outubro pela concessionária Via Nascentes, aponta a gerente de Investimentos da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), Ana Paula Drummond. Segundo ela, houve um pedido de mudança no projeto, feito pelo município de Itaúna.
A expectativa é de que as obras tenham início em 2026. Problemas como buracos, falta de manutenção e de acostamento, além de acidentes com fatalidades na rodovia, foram pauta de audiência nesta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A Artemig apontou a existência de 38 obras ainda não iniciadas na MG-050, além de outras atrasadas. Um novo cronograma já foi solicitado pela agência, mas as obras podem se estender até 2029.
Ana Paula Drummond admitiu problemas, inclusive pela transição de acionistas da Via Nascentes.
Mas afirmou que a ampliação da fiscalização, a partir da criação da Artemig, já trouxe frutos. Segundo ela, no primeiro semestre do ano houve redução de mais de 11% no número de acidentes com fatalidades na MG-050, em comparação ao mesmo período de 2024.
A redução, aponta Drummond, ocorreu em função de obras de conservação, pavimentação e sinalização.
Somente em 2025 a concessionária já recebeu mais de 5 mil notificações a partir do quadro de indicadores de desempenho (QID). Desse total, a Via Nascentes teria atendido 90%.
A gerente de Controle de Segurança de Tráfego do DER-MG, Beatriz Pinheiro, explicou que o contrato de concessão da MG-050, primeira parceria público-privada (PPP) do Estado, tem limitações, sendo uma delas a não previsão de instalação de radares.
Hoje, segundo ela, o DER instala e cuida do equipamento, enquanto a concessionária faz a manutenção da via. Pinheiro se dispôs, no entanto, a discutir com a Artemig ações nos pontos mais críticos da MG-050.

Foto: Henrique Chendes/ALMG

Foto: Henrique Chendes/ALMG
Presente na discussão, o vereador Rosse Andrade (PL) lamentou a demora na execução das obras.
Para ele, é preciso “mexer no bolso” da concessionária para alcançar os objetivos.
“GOVERNO CRUZA OS BRAÇOS” Um dos relatos mais enfáticos foi o do prefeito de Alpinópolis, na região sudoeste do estado, Rafael Freire (PSB). Além de denunciar o abandono da MG-050, com pistas simples e sem sinalização e pedágio alto, ele apontou os problemas da MG-446, que liga Alpinópolis à MG-050.
Segundo ele, a própria prefeitura teve que fazer uma operação tapa buracos na MG-446, com recursos próprios.
“Enquanto o governo cruza os braços, nós contamos corpos. É um silêncio criminoso”, critica o prefeito.

Foto: Henrique Chendes/ALMG
O prefeito de Córrego Fundo, Danilo Campos (PSD), também exibiu diversos ofícios enviados ao DER-MG solicitando intervenções na MG-050, entre as quais passarelas e redutores de velocidade. “Entre os km 209 e 216, muitas pessoas já perderam a vida”, aponta.
Ainda segundo ele, em função da concessão da via, a prefeitura não pode agir.
A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), presidenta da comissão e autora do requerimento para o debate, reiterou as cobranças por melhorias nas vias. “Já não podemos falar em acidentes, porque eles não são esperados.
O que temos aqui são fatos consumados por negligência do Estado”, diz ela, citando decreto de contingenciamento do governo que cortou recursos para a manutenção de estradas.
Beatriz Pinheiro reconheceu que o DER-MG foi bastante afetado pelo decreto de contingenciamento do Executivo e está “remanejando recursos para não parar alguns serviços”.
Repasses à Via Nascentes
Respondendo a um questionamento de Bella Gonçalves, a gerente da Artemig salientou que o QID interfere também nos repasses mensais que o governo faz à concessionária.
Ana Paula Drummond ressaltou que a instalação de radares na MG-050 depende da disponibilidade dos equipamentos.
Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/07/11/atrasos-em-obras-e-acidentes-fatais-na-mg-050-sao-alvo-de-audiencia-na-almg/
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br