O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Nilzon Borges, alertou na última reunião da Câmara Municipal, na terça-feira (5), que assumiu a autarquia em situação crítica no início de 2025. Segundo ele, o SAAE estava completamente sucateado, o que fez com que “os primeiros meses fossem dedicados a corrigir falhas emergenciais”.
O quadro encontrado pela gestão do prefeito Gustavo Mitre (Republicanos) é preocupante, especialmente no que diz respeito aos emissários de esgoto do Projeto Somma, danificados durante as obras de desassoreamento na gestão anterior. A intervenção, cujo objetivo era realizar a limpeza do Rio São João e do Ribeirão dos Capotos, comprometeu tubulações essenciais, provocando o despejo direto de esgoto e causando mau cheiro em bairros como Santanense, Parque Jardim, São Geraldo, Chácara do Quitão, Alaíta, Residencial Santanense e João Paulo II.
O custo estimado para reparar todos os problemas deixados na autarquia beira os R$ 100 milhões. “Pegamos um SAAE sucateado. Até agora, tivemos que apagar incêndios, corrigindo falhas acumuladas de anos de má gestão, que resultaram no colapso de diversos equipamentos”, apontou Nilzon.

Reparo de rede no Ribeirão dos Capotos: obra teve custo de R$ 2 milhões. Foto: Arquivo/Prefeitura de Itaúna
Levantamento técnico realizado recentemente por uma comissão do SAAE, responsável por diagnosticar a situação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, apontou outros pontos críticos:
- Estações de Tratamento de Esgoto Compactas (ETECs) necessitando manutenção geral — incluindo limpeza de terrenos, reforma de alambrados e ajustes estruturais, conforme mostrou o @viuitauna;
- Equipes internas desmotivadas e necessidade de reestruturação organizacional;
- Problemas de conservação em sistemas de tratamento de água e esgoto;
- Impactos de obras irregulares nas margens do Rio São João, que atingiram tubulações do sistema;

Nilzon enfatizou que em sete meses de gestão já foi possível avançar em várias frentes. Equipes técnicas foram reforçadas, servidores de carreira passaram a ser mais valorizados e as manutenções emergenciais nas ETECs e no Projeto Somma já estão em andamento. O diretor do SAAE enfatizou que a qualidade da água está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos reguladores e que ele próprio consome exclusivamente água do SAAE.
“Quando assumimos, eu daria nota 6 para a situação do SAAE. Hoje já vemos melhorias visíveis, mas ainda há muito a fazer. Estamos trabalhando para recuperar a autarquia e oferecer um serviço digno à população”, prometeu.


Crise de confiança
Apesar das dificuldades estruturais, Nilzon admitiu que o SAAE enfrenta uma crise de confiança. Ele lembrou que, quando deixou a direção em 2016, a autarquia tinha 97% de aprovação, índice que hoje não chega a 60%. Para ele, essa queda é consequência da rotatividade de diretores, perda de técnicos e conflitos internos que prejudicaram a instituição.
Nos últimos dias Itaúna enfrentou rompimentos frequentes em redes de água, reflexo da ausência de manutenção preventiva. Um dos casos mais críticos é o da região dos bairros Cidade Nova e Murilo Gonçalves, que sofre com falta de água principalmente nos fins de semana, por bombeamento insuficiente do novo reservatório do Morada Nova. Para minimizar a situação, Nilzon ressaltou que o SAAE iniciou obras emergenciais para implantação de uma nova rede adutora de 200 mm.

Reservatório do Morada Nova, em Itaúna, não atende demanda crescente na região da cidade
Dentre as necessidades de melhorias apontadas por vereadores, Nilzon também citou a realização de um novo concurso público, para o reforço do efetivo técnico da autarquia. Ao final, o diretor do SAAE pediu que os vereadores levem as demandas do SAAE a seus parceiros parlamentares para viabilizar recursos que ajudem a resolver os problemas estruturais.
O presidente da Câmara, Antônio de Miranda, o Toinzinho (União Brasil), cobrou ações imediatas para resgatar a autarquia e pediu que a administração envie, com urgência, um projeto para criação do Plano de Cargos e Carreiras do SAAE.
Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/08/11/heranca-sucateada-custo-para-recuperar-o-saae-pode-chegar-a-r-100-milhoes/
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br