Evento em Campo Grande é realizado pelo Sistema Fiems, com parceria da TV Morena, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário – Tribunal de Justiça e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Com 82 anos e problemas de saúde e locomoção, Eva Rodrigues dos Santos foi uma das primeiras a chegar ao Parque Jacques da Luz neste sábado (19/07).
A aposentada buscava exames médicos oferecidos gratuitamente no Ação Cidadania #TodosPorElas pelo fim do feminicídio, evento que reuniu diversos parceiros para ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais à população.
A praticidade de encontrar vários serviços reunidos em um só lugar, no bairro onde mora, motivou a aposentada a sair cedo de casa.
“Depois que eu sofri um derrame, faz mais de 10 anos que não consigo tirar alguns exames. É muito importante vir aqui hoje porque facilita para a comunidade. Muita gente não tem acesso aos serviços oferecidos aqui. Eu mesmo tenho plano de saúde e não posso ir”, conta.
Eva é uma das 3.252 pessoas que passaram pelos estandes do Ação Cidadania #TodosPorElas durante o sábado.
Ao todo, 11.593 atendimentos foram realizados por cerca de 90 instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil, em um esforço conjunto para promover dignidade, inclusão e cidadania, especialmente às mulheres.
Ana Paula Dias da Silva é doméstica e também chegou cedo para pegar a senha da emissão de carteira de identidade, tanto para ela como para os filhos.
“A gente mora na Moreninha 4, e eu amei essa ação, porque está muito complicado fazer nos lugares do centro. Aqui fica mais próximo da gente. Chegamos às 6 da manhã e está valendo a pena”, contou.
Evidenciando a força da mulher na sociedade
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes das entidades realizadoras e parceiras do Ação Cidadania #TodosPorElas.
O evento é realizado pelo Sistema Fiems, com parceria da TV Morena, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário – Tribunal de Justiça e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
A vice-presidente da Fiems, Cláudia Volpini, destacou que o evento serve como uma oportunidade de mostrar a atuação do Sistema Fiems em prol das mulheres e a valorização do empreendedorismo feminino.
“A questão social é uma bandeira muito importante para todas as casas do Sistema Fiems. O trabalho da mulher, que sempre foi muito importante, passa a ser cada vez mais reconhecido no contexto econômico do nosso Estado e do país. O trabalho feminino em todas as áreas da indústria é muito respeitado e necessário. A assistência ao empreendedorismo feminino, às empresárias e funcionárias, é muito importante, tem muita capilaridade no Sistema Fiems para atender essas mulheres. No que elas precisarem, estamos juntas para fortalecer esse mercado feminino”, declarou.
A desembargadora Jaceguara Dantas, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), agradeceu à parceria do Sistema Fiems com o Poder Judiciário para a realização do evento.
“Esta é uma ação direcionada ao público feminino, trazendo a temática da violência contra a mulher e propiciando serviços essenciais de cidadania e inclusão, possibilitando que essa mulher possa sair do ciclo de violência e seja protagonista da sua própria história. A parceria com o Sistema Fiems é fundamental pela expertise que tem nessas ações sociais. Só temos a agradecer à Fiems por essa parceria”, disse.
Representando o governo do Estado, a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, seguiu na mesma linha.
“A Fiems é uma parceira do governo do Estado no fortalecimento das políticas públicas para Mato Grosso do Sul. Como o governador Eduardo Riedel costuma dizer, sem deixar ninguém para trás, trabalhando para que elas possam viver com dignidade, livres e sem medo”, afirmou.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Kemp fez uma reflexão sobre o papel da sociedade no enfrentamento da violência contra as mulheres.
“Esse problema é histórico, e a sociedade ainda tem uma cultura machista, que é a principal causa dessa violência. Por isso é difícil o combate às práticas que oprimem e causam até mesmo óbitos entre as mulheres, no caso do feminicídio. Precisamos do envolvimento de toda a sociedade e também os poderes públicos. Temos uma campanha permanente da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário e do Governo do Estado para que a gente possa pensar em políticas públicas de proteção e garantia de direitos às mulheres, e que a gente tenha ações permanentes de conscientização da população”, afirmou o parlamentar.
O diretor administrativo e financeiro da Rede Matogrossense de Comunicação, Vanderley Mazine, ressaltou a parceria de longa data entre a TV Morena e o Sistema Fiems, que culminou em mais uma edição do Ação Cidadania.
“Ficamos muito satisfeitos em estar junto com o Sistema Fiems e todos os parceiros, realizando mais esse projeto, principalmente nessa etapa em que o evento ficou maior, englobando mais atividades e voltado a atender as mulheres. Além das entidades que estão capitaneando o projeto, a gente percebe a adesão voluntária de muitas pessoas. É um gesto genuíno para atender a população”, disse.
Ação Cidadania #TodosPorElas distribui milhares de sorrisos
Quem conseguiu atendimento saiu satisfeito do Ação Cidadania #TodosPorElas, como a dona de casa Teresa Bernardo, que passou pela unidade móvel do Sesi Odonto.
“Conseguir esse serviço fora daqui é muito mais difícil. Vim cedo para garantir vaga.
O evento abre uma porta para quem não tem tempo nem oportunidade de receber esse tipo de atendimento”, disse.
Um dos serviços mais procurados pela população foi a emissão de documentos de identidade.
Moradora da região das Moreninhas, a diarista Sílvia Vareiro Louveira elogiou a praticidade de conseguir o RG no Parque Jacques da Luz.
“Facilitou muito, moro bem perto daqui. Não precisei tomar ônibus e ir ao Prático para tirar RG. O atendimento foi rápido. O sentimento é de gratidão por essa ação”, afirmou.
Além dos serviços oferecidos, o Ação Cidadania #TodosPorElas trouxe muita diversão com atrações culturais, musicais e sorteio de prêmios.
Ester, de 12 anos, mora no bairro Jardim Montevidéu – a mais de 20 km de distância das Moreninhas – e veio com a família para participar do evento.
A viagem valeu a pena: a mãe foi uma das sorteadas com uma bicicleta.
“Minha prima e eu estávamos na fila da pipoca quando começou o sorteio, e viemos conferir os números com meus pais. Quem estava com o número ganhador era minha mãe. Fiquei muito feliz. Agora a bicicleta é de nós duas, podemos usar juntas”, contou.






Fotos: FIEMS
📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br