
Grãos com alto valor de mercado, nutritivos, saborosos e com cozimento rápido estão entre os principais atributos das novas cultivares de feijão-caupi (Vigna unguiculata L.), conhecido tradicionalmente como feijão-de-corda, que a Embrapa recomenda para o estado do Pará.
As cultivares BRS Bené (grãos marrons graúdos), BRS Guirá (grãos pretos), BRS Utinga (grãos brancos graúdos) e BRS Natalina (tipo “manteiguinha”) são plantas com elevado potencial produtivo, sanidade e bom porte e arquitetura.
Todas elas, e também as cultivares Feijão-de-metro BRS Lauré e BRS Raíra, serão abordadas durante a palestra “Cultivares de feijão-caupi da Embrapa, a ser ministrada pelo pesquisador Rui Gomes no IV Workshop Agronegócio Sustentável e Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar Embrapa, no dia 15 de maio, às 9h, no auditório da FAPCEN.
Resultado de 40 anos de pesquisa em melhoramento genético de feijão-caupi, também conhecido como feijão da colônia, as cultivares BRS Bené, BRS Utinga e BRS Guirá apresentam porte ereto, semiereto e semi-prostrado, que se ajustam bem à colheita mecanizada e favorecem também a colheita manual.
E a BRS Natalina, a primeira cultivar do tipo “manteiguinha” do Brasil.
As novas cultivares têm apelos comerciais diferentes e atendem às demandas de consumo e produção.
Os grãos têm excelente qualidade, bom tempo de panela e bons níveis de proteína, ferro e zinco e boa aceitação sensorial.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.
Núcleo de Comunicação Organizacional – NCO da Embrapa Maranhão.
Edição nº 326, de 14-05-2025. Redação: Flávia Bessa. Colaboração: José Rey e
Renata Oliveira.
📲 Curta nossa página no Facebook!
Acompanhe mais conteúdos como este em primeira mão:
👉 facebook.com/VemComTilho
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br