A imprudência na travessia da linha férrea, como evasões e quebra de cancelas, é um alerta, aponta balanço do Centro de Controle de Passagens em Nível da VLI feito a pedido do @viuitauna. Somente na região Centro-Oeste foram registradas mais de 13.300 evasões em passagens em nível de janeiro a agosto de 2025 – considerando veículos que passam após o acionamento dos sinais luminoso e sonoro de cancelas. Em Divinópolis, foram nove cancelas quebradas somente neste ano. Na Grande BH, em apenas oito meses foram registradas 30 mil invasões de veículos em passagens ferroviárias, o que significa em média 3.750 ocorrências mensais ou 125 por dia. No período, houve 20 acidentes com vítimas.
A concessionária sustenta que os comportamentos imprudentes de condutores e pedestres são o principal fator responsável pelas ocorrências ferroviárias. Entre eles estão o desrespeito à sinalização ferroviária e a invasão da faixa de circulação dos trens.
“A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão”, atenta a VLI.


Em Itaúna, embora não hajam cancelas para controlar a passagem de veículos, condutores insistem em invadir a linha férrea em manobras proibidas. Em um dos flagrantes enviados à reportagem, um carro e uma moto convergem na contramão adentrando na linha na Av. JK, onde um canteiro central foi instalado para proibir a manobra após alterações no trânsito da região, em 2024.

Conscientização
A concessionária diz estimular a prevenção de acidentes e orienta cuidados diários à população, como respeitar a sinalização, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. Em 2024 foram realizadas mais de 1.500 ações educativas, sendo quase 1.300 ao longo da Ferrovia Centro-Atlântica. De janeiro a junho deste ano já foram promovidas mais de 1.200 campanhas, sendo mais de 1.100 na Ferrovia Centro-Atlântica.
“A companhia trabalha constantemente para prevenir acidentes na linha férrea, promovendo projetos de educação e estímulo à conscientização e ao comportamento seguro de moradores, motoristas, ciclistas e motociclistas”, afirma.
Entre as atividades programadas pela VLI ao longo do ano estão a Semana Nacional do Trânsito, que teve início no dia 18 e foi até 25 de setembro, e o Maio Amarelo, que já fazem parte do calendário fixo da empresa. “A ferrovia realiza ainda diversas blitze e palestras em locais estratégicos”, acrescenta.
Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/10/07/invasoes-ameacam-seguranca-em-ferrovias-aponta-balanco-da-vli/
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br