PRF apreende mais de uma tonelada de fios de cobre sem comprovação de origem na BR-101

Uma carga de 1,3 tonelada do material, avaliada em R$ 26 mil, era transportada em uma picape por um motorista sem habilitação.

Publicado em 23/09/2025 09h52 Atualizado em 23/09/2025 09h53

Na tarde desta segunda-feira (22), policiais rodoviários federais apreenderam uma carga de 1,3 tonelada de fios de cobre sem procedência legal na BR-101 em Joinville, no Norte catarinense. 

O material estava na carroceria de uma picape, conduzida por um homem que não possuía carteira de motorista. Ao ser questionado pelos policiais, o condutor afirmou ter comprado os fios de cobre em um depósito de sucatas no Paraná e que pretendia revendê-los em Florianópolis.

O motorista não apresentou qualquer documentação fiscal que comprovasse a origem lícita do carregamento, segundo ele avaliado em R$ 26 mil.

Fios de cobre são frequentemente furtados de empresas de energia e telecomunicações e revendidos a ferros-velhos, que os repassam ao mercado paralelo obtendo lucro.

O condutor, de 21 anos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Joinville. Ele vai responder pelo crime de receptação, que consiste em adquirir, transportar ou vender produto de origem criminosa.

A legislação brasileira prevê pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa, para quem comete este tipo de crime.

Categoria Crimes


🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?

Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui

Siga nossa página no
Facebook e
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso