O peso da irresponsabilidade: mais de 15 mil trotes registrados pelo Samu em apenas seis meses

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belo Horizonte recebeu cerca de 300 mil ligações entre janeiro e junho deste ano. Desse total, 15 mil foram trotes e 93 mil não tinham relação com os serviços prestados, como pedidos de endereço de unidades de saúde.

Segundo o gerente do Samu-BH, Roger Lage Alves, esse tipo de ligação atrapalha diretamente o trabalho das equipes. O tempo gasto em chamadas falsas ou desnecessárias poderia estar sendo usado em ocorrências reais, muitas vezes de risco de morte.

Mesmo com os números negativos, o balanço mostra que 141 mil solicitações foram corretas, sendo que em 76 mil casos uma ambulância precisou ser enviada. Isso representa uma média de mais de 350 atendimentos por dia, a maioria relacionada a causas clínicas, como parada cardiorrespiratória e AVC.

O Samu alerta que o telefone 192 deve ser usado apenas em situações de urgência e emergência, como infartos, acidentes graves, tentativas de suicídio, afogamentos, queimaduras sérias ou ferimentos por armas.

Em Pará de Minas, a base do Samu fica na Avenida Orlando Maurício dos Santos, no bairro Senador Valadares. O serviço funciona 24 horas por dia e pode salvar vidas, desde que seja utilizado de forma consciente.

Foto Ilustrativa: SAMU

Fonte: Rádio Santa Cruz https://www.radiosantacruzfmg.com.br/policial/noticia/86895/0



f7aeff977973896b24b39fefd154f5a2

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br