Governo de SP abre a consulta pública ao 1º Plano de Segurança Viária do Estado
Está no ar desde quinta-feira (18) a consulta pública ao Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV-SP). O Governo de São Paulo aproveita a Semana Nacional do Trânsito (SNT) para apresentar à população paulista seu primeiro planejamento de longo prazo para reduzir a violência do trânsito. Alinhado à meta comum da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) de diminuir em 50% os óbitos em vias urbanas e rodovias, o PSV-SP tem o objetivo de cortar as mortes pela metade em apenas cinco anos e seguir consolidando as políticas de segurança viária até 2035. O impacto esperado é expressivo: até 2030, o PSV-SP pode salvar 19.000 vidas.
LEIA TAMBÉM: Com 1º Plano de Segurança Viária, Governo de SP quer reduzir as mortes no trânsito pela metade até 2030
O PSV-SP fica em consulta pública até 19 de outubro. Para participar, há um formulário eletrônico, disponível no site do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-SP), mesmo endereço onde está abrigada a versão preliminar do plano, elaborada de modo colaborativo por diferentes atores e especialistas a partir de dados e estatísticas do estado e seus 645 municípios. Nas cerca de 80 páginas do documento disponibilizado na internet, são apresentados diagnósticos, diretrizes, metas e ações para orientar a atuação do governo estadual e apoiar as cidades na gestão do trânsito.
O diferencial do PSV-SP é colocar a segurança viária como prioridade de governo em escala estadual, algo inédito no Brasil com essa profundidade e abrangência. O plano conecta as metas nacionais à realidade dos municípios, criando uma rede estadual de apoio técnico e institucional. Assim, o estado não apenas promove suas próprias ações, mas também fomenta a elaboração de estratégias locais e fortalece a segurança viária como tema central de política pública, alinhado às melhores práticas internacionais.
LEIA TAMBÉM: Infosiga 3.0 revela custo de R$ 12 bilhões em sinistros de trânsito
Também serão realizadas duas audiências públicas: uma presencial, em 7 de outubro, na sede do Detran-SP, e outra virtual, em 9 de outubro. As contribuições enviadas pela sociedade até 19 de outubro serão analisadas pelos grupos de trabalho que consolidarão a versão final do plano, prevista para novembro.
O post Governo de SP abre a consulta pública ao 1º Plano de Segurança Viária do Estado apareceu primeiro em Agência SP.