Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Itaúna anunciou a exoneração do vice-prefeito Hidelbrando Neto (PL) da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, até que as investigações da Operação Rejeito sejam “devidamente esclarecidas”. Hidelbrando é um dos alvos da ação da Polícia Federal, que prendeu um ex-deputado e empresários ligados a um conglomerado de mais de 40 empresas suspeitas de corrupção, tráfico de influência, fraude documental e lavagem de dinheiro em processos de licenciamento ambiental para mineração. No comunicado, o Executivo ressalta que a ação, executada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e da Receita Federal, está em “fase investigativa” e os fatos noticiados não tem qualquer relação com o exercício de Hidelbrando nas funções públicas no Município.
Deflagrada na manhã desta quarta (17) em endereços de Itaúna, Belo Horizonte, Lagoa Santa, Nova Lima e no Rio de Janeiro, a operação emitiu 79 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de prisão preventiva, afastamento de servidores públicos, bloqueio/sequestro de ativos no valor de R$ 1,5 bilhão e suspensão das atividades das pessoas jurídicas envolvidas.
Despacho assinado pela juíza federal Gabriela Lipienkski na manhã desta quinta-feira confirma o cumprimento de mandado de prisão preventiva contra o vice-prefeito e outros cinco suspeitos.
Procurado pelo @viuitauna, Hidelbrando, contudo, não se manifestou até a publicação. O espaço permanece em aberto.
Pedido de cpi
A deputada estadual Lohanna França (PV) solicitou um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para investigar as denúncias. “Estamos diante de um escândalo que envolve destruição ambiental, corrupção e o uso da máquina pública para enriquecer poucos às custas do povo mineiro. O Parlamento não pode se omitir. Precisamos de uma CPI para dar respostas à sociedade, garantir a responsabilização dos culpados e fortalecer os órgãos de fiscalização ambiental”, sustenta a parlamentar, que tem gabinete em Itaúna.
Nota divulgada pela prefeitura:
“A Prefeitura Municipal de Itaúna vem a público esclarecer, diante das recentes notícias veiculadas na mídia, envolvendo o nome do vice-prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto, que os fatos noticiados não guardam qualquer relação com o exercício de suas funções públicas municipais, seja como vice-prefeito, seja como titular da referida pasta.
Trata-se, conforme amplamente divulgado, de investigação de natureza pessoal, alheia à administração pública municipal. No entanto, com base no compromisso da atual gestão com a ética, a transparência e o zelo pela coisa pública, a Prefeitura informa que o Sr. Hidelbrando Neto foi exonerado de suas funções à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, até que todas as circunstâncias sejam devidamente esclarecidas.
Ressaltamos que o momento atual se refere a uma fase investigativa, sem qualquer condenação ou decisão judicial com trânsito em julgado. O Sr. Hidelbrando Neto, como qualquer cidadão, tem garantido o direito constitucional à ampla defesa, ao contraditório e à presunção de inocência.
A gestão municipal segue firme em seu compromisso com a integridade institucional e a confiança da população itaunense, reforçando que eventuais condutas individuais não refletem a postura nem os princípios que norteiam esta administração”.
Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/09/18/prefeitura-exonera-vice-da-secretaria-de-urbanismo-e-meio-ambiente/
Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br