Omissão do poder público estimula degradação e ocupações na Serra do Elefante

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) constatou, na última sexta-feira (5), irregularidades ambientais no Monumento Natural da Serra do Elefante, em Mateus Leme, na Grande Belo Horizonte. A visita foi solicitada pela deputada estadual Lohanna França (PV), após audiência pública que discutiu denúncias de desmatamento, poluição e especulação imobiliária na área.

De acordo com moradores e entidades locais, a omissão da Prefeitura e da Câmara Municipal de Mateus Leme tem permitido ocupações ilegais, principalmente na Zona de Amortecimento (ZA) da unidade de conservação. O Conselho Consultivo Municipal, responsável por elaborar e aprovar o plano de manejo, está inativo desde 2024, o que facilita a expansão de loteamentos e empreendimentos sem fiscalização.

Serra do Elefante Fotos Daniel Protzner Divulgacao ALMG 4 Serra do Elefante Fotos Daniel Protzner Divulgacao ALMG 3

A comissão vistoriou áreas como o Condomínio Horizonte de Minas e o loteamento irregular Reservas da Serra, ambos na ZA. Mesmo após ações judiciais e liminares contrárias às intervenções, associações denunciam que empresas continuam atuando, com desmate, abertura de estradas e até uso de agrotóxicos.


Foram identificados ainda danos em nascentes, erosão do solo e intervenções para esportes como asa delta, parapente e motocross, realizadas sem regulamentação. Segundo a Associação Amigos da Serra do Elefante, 20 das 38 nascentes da região já estão poluídas.

Serra do Elefante Fotos Daniel Protzner Divulgacao ALMG

Ao final da visita, Lohanna defendeu atuação mais firme do Ministério Público para conter a degradação. Ela anunciou que pedirá perícia para apurar uso irregular de glifosato e que vai se reunir com o promotor de Justiça de Mateus Leme, Diego Dutra Oliveira, junto com representantes da associação.

“Temos que dar um basta a esse processo, senão, essa área verde, uma das últimas preservadas na Região Metropolitana, será completamente antropizada”, disse Lohanna.

Fonte: Viu Itaúna https://viuitauna.com.br/2025/09/11/omissao-do-poder-publico-estimula-degradacao-e-ocupacoes-na-serra-do-elefante/


f4aaec0c026e659307768cb7c2c4c508

Indicações de Portais do criador:
TresLagoasMS.com |
B10.net.br |
Web10.net.br |
CastilhoSp.com.br |
CasaeJardim.net.br