Embrapa participa da segunda edição do VICTAM LatAm 2025

Foto: Jefferson Christofoletti

Uma das tecnologias que serão apresentadas é uma formulação específica para engorda de pirarucu

Empresa levará tecnologia voltada para criação de ração específica de pirarucu e busca parceria com indústrias

Seis centros de pesquisa da Embrapa estarão presentes na próxima edição da VICTAM LatAm 2025 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Equipamentos, Ingredientes e Aditivos para toda a cadeia produtiva, com foco nas indústrias de nutrição animal e de processamento de grãos.

O evento vai acontecer de 16 a 18 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Empresa ganhará destaque no dia 17, quando ocorrerá o Painel Embrapa Pré COP 30, do qual farão parte representantes de cinco centros de pesquisa: Pesca e Aquicultura, Soja, Meio Ambiente, Caprinos e Ovinos, Suínos e Aves e Embrapa Maranhão.

Entre os temas que serão abordados nas palestras estão “Contribuição da Embrapa para inovação e sustentabilidade em nutrição e alimentação de peixes”; “Uso da soja com certificação baixo carbono na cadeia animal”; “Estratégias nutricionais visando à sustentabilidade da avicultura e suinocultura” e “Nutrição animal e proteínas: desafios externos e ameaças domésticas”. 

Além dessas temáticas, o pesquisador Marcos Cláudio Rogério, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), apresentará ao público o Serviço de Avaliação de Dietas e Bioaditivos Mitigadores de Metano (Sead), que será ofertado para empresas do setor de nutrição animal.

O serviço permite mensurar as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) e a eficiência alimentar em ruminantes, contribuindo para que as empresas que produzem rações e bioaditivos possam disponibilizar no mercado insumos que possam contribuir para a redução de gases, em favor de uma pecuária mais sustentável.

Formulação específica para pirarucu

A Empresa também levará tecnologias que serão apresentadas no estande. A Embrapa Pesca e Aquicultura vai mostrar uma formulação de ração específica para a engorda do pirarucu (Arapaima gigas).

“São informações sobre valores de proteína e energia digestíveis de ingredientes protéicos e energéticos, nível máximo de inclusão de farelo de soja e exigência em aminoácidos essenciais. Esta formulação possibilitará o ajuste das dietas de engorda para pirarucu”, destaca a pesquisadora Ana Paula Oeda.

Segundo a engenheira agrônoma, a ideia é buscar parceria com a indústria para validação técnica e comercial do ativo e, após a validação, a empresa parceira poderá optar pela exploração comercial da ração desenvolvida com direito ao uso da marca “Tecnologia Embrapa” celebrado em contrato específico.

Outra tecnologia que será apresentada no estande da empresa e durante a palestra do dia 17, é a Terpenia Acqua, um novo produto que promete transformar a cadeia produtiva da tilápia.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP).

Elaborado para ser incorporado à ração, o Terpenia Acqua contribui para o crescimento dos peixes e fortalece o sistema imunológico, tornando-os mais resistentes às doenças comuns na piscicultura.

O produto é resultado de uma parceria da Embrapa Meio Ambiente com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a empresa Terpenia Bioinsumos.

Outra contribuição da Embrapa visando à pecuária sustentável que será apresentada no evento é o banco de dados sobre dietas de caprinos, ovinos e bovinos a pasto.

Os bancos de dados foram obtidos a partir de análise de fezes dos animais com tecnologia de infravermelho (NIRS Fecal) e ficarão disponíveis na Spectral Cloud, nuvem desenvolvida pela empresa parceira Spectral Solutions.

Os dados da nuvem permitem que aparelhos portáteis possam fazer a leitura das informações no campo e contribuir para formular rações e suplementos mais precisos para os vários objetivos dos pecuaristas, como por exemplo, engorda ou produção de leite.

Em 2025, pela segunda vez no Brasil, a VICTAM LatAm reunirá os principais fornecedores nacionais e internacionais da indústria feed em um só local.

O evento terá como foco as oportunidades no Brasil e em seus países vizinhos. Assim como em outras partes do mundo, a VICTAM será realizada em paralelo ao GRAPAS LatAm, o evento dedicado à moagem e processamento de grãos, arroz, soja e farinha.

Para Sebas van den Ende, diretor geral da VICTAM Corporation, contar com a participação de órgãos como a Embrapa na conferência é de extrema importância. 

“É uma grande honra receber a Embrapa na VICTAM LatAm 2025. A presença da instituição reforça o papel estratégico do Brasil como referência global em pesquisa, inovação e sustentabilidade na nutrição animal e no processamento de grãos”, afirma.

“Em um momento em que sustentabilidade e eficiência produtiva são prioridades globais, contar com a Embrapa debatendo temas tão relevantes como nutrição animal para sistemas sustentáveis e resilientes fortalece não apenas a nossa feira, mas toda a cadeia de valor. Tenho certeza de que sua participação será decisiva para inspirar novas parcerias e acelerar a transformação da indústria na América Latina e no mundo”, conclui.

Para conhecer a programação completa do evento, clique aqui.

Matéria originalmente publicada no portal da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Elisângela Santos (19.500 – RJ)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: Whatsapp: (63) 3229 7834


🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?

Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui

Siga nossa página no
Facebook e
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso