’Rota da luz’ e ‘caminho da fé’ terão reforço na segurança com mais de 2,2 mil policiais
A partir desta terça-feira (2), os peregrinos que optarem por pegar o percurso de Mogi das Cruzes ou de Águas da Prata até a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, conhecidas respectivamente como “rota da luz” e “caminho da fé”, contarão com o reforço no policiamento durante o trajeto. Cerca de 2,2 mil policiais vão participar da Operação Romeiros 2025, anunciou o governo paulista.
No evento realizado na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Santuário Nacional, em Aparecida, foram entregues 22 novas viaturas à Polícia Militar para reforçar a segurança em toda a região do Vale do Paraíba, com investimento de R$ 3,3 milhões.
“Esse ano nós antecipamos o início da Operação Romeiros para setembro porque sabemos que alguns peregrinos começam a fazer o percurso até aqui antes de datas importantes, como em 12 de outubro. Eles poderão contar com as nossas forças de segurança, que tiveram o efetivo ampliado esse ano justamente para dar toda essa cobertura”, disse o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.
Todos os anos, milhares de devotos se deslocam até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida para celebrar o dia da padroeira do Brasil, comemorado em 12 de outubro.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que a entrega de viaturas reforça o compromisso do governo em investir continuamente na estrutura das forças policiais. Ele afirmou ainda que a ação deflagrada hoje garante que milhares de fiéis possam realizar sua peregrinação com tranquilidade e proteção, reforçando a presença da Polícia Militar em todo o trajeto até Aparecida.
“Cerca de 9 milhões de turistas passaram por aqui no ano passado e a tendência é que ainda mais pessoas cheguem até a cidade neste ano. Por isso, fizemos todo o planejamento operacional com o objetivo de fazer com que cada momento vivido aqui seja em plena segurança”, completou.
A operação também reforçará a segurança em destinos como o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, e a comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista.
Criminalidade em queda na região do Vale do Paraíba
De janeiro a julho, os roubos em geral tiveram redução de 25,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 2,2 mil para 1,6 mil ocorrências – o menor número desde 2001.
Os roubos de veículos também caíram 20,3%, totalizando 250 casos no acumulado deste ano.
Em todo o Vale do Paraíba, houve 160 homicídios dolosos de janeiro a julho deste ano. O número é 11% menor na comparação com igual período de 2024. Os latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, chegaram ao menor patamar da história, com dois casos registrados durante todo o ano.
O post ’Rota da luz’ e ‘caminho da fé’ terão reforço na segurança com mais de 2,2 mil policiais apareceu primeiro em Agência SP.