FPA: Analise de Mídia – 01/09/2025

Análise de Mídia – 01/09/2025 – Poder 360 destaca que a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) afirmou nesta 6ª feira (29.ago.2025) que o Brasil precisa “agir com firmeza, mas com sensatez” ao aplicar a Lei da Reciprocidade em reação à tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros.

Segundo a frente, a adoção imediata de contramedidas pode ser mal interpretada pelos norte-americanos e atrapalhar a estratégia de negociação do Brasil para reduzir a sobretaxa ou restringir a lista de produtos atingidos.

A nota também diz que o setor produtivo precisa de “previsibilidade, estabilidade regulatória e responsabilidade institucional –especialmente em tempos de elevada volatilidade comercial no cenário global”.

Leia +: https://bit.ly/3JFb5pF

– Poder 360 informa que a área coberta por seguro rural no Brasil caiu 47% em 3 anos, mesmo com o aumento de eventos climáticos extremos. Em 2021, 13,7 milhões de hectares estavam protegidos; em 2024, esse número caiu para 7,2 milhões –só 7,6% da lavoura nacional.

O cenário preocupa especialistas e pressiona o governo por soluções estruturais. A tendência continua em 2025. Segundo Esteves Colnago, vice-presidente de relações institucionais da CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras) e ex-ministro do Planejamento (2018), a aprovação do PL 2.951/24, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), resolveria parte do problema.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou ao Poder360 que, se o projeto tivesse sido aprovado, o número de recuperações judiciais dificilmente teria crescido 45%, como se deu.
Leia +: https://bit.ly/4g0JQ53

– G1 divulga que ao dar o primeiro passo para acionar a Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, o Itamaraty afirmou, em ofício enviado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que “a utilização ou a ameaça de utilização de medidas tarifárias como instrumento de pressão sobre procedimentos e decisões adotadas por cortes brasileiras denota clara tentativa de ingerência sobre assuntos internos do Brasil”.

O documento, encaminhado nesta quinta-feira (28), formaliza a abertura de consultas para que a Camex avalie, em até 30 dias, a adoção de contramedidas diante do tarifaço anunciado pelo presidente americano, Donald Trump.

Leia +: https://bit.ly/47SZ21Z

– Poder 360 fala que o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) demonstrou preocupação com a decisão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de abrir o processo para aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, em reação à tarifa de 50% imposta pelo governo Donald Trump a produtos brasileiros.

A entidade afirma que o momento exige diálogo e não medidas de retaliação.

“Pensar na aplicação da Lei de Reciprocidade é prematuro, uma vez que sequer houve uma reunião entre os governos de Brasil eEUA”, declarou em nota publicada nesta 6ª feira (29.ago.2025).

Leia +: https://bit.ly/4oRSmY6

– Folha de S. Paulo fala que um tribunal de apelações dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (29) que as tarifas recíprocas impostas por Donald Trump são ilegais, colocando em risco o uso dessas medidas pelo presidente como uma ferramenta central de sua política econômica.

Trump transformou as tarifas em um pilar da política externa americana, usando-as para exercer pressão política e renegociar acordos comerciais com parceiros.

Leia +: https://bit.ly/3JF7yb0

– G1 divulga que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a decisão do tribunal de apelações do país desta sexta-feira (29), que considerou a maior parte das tarifas impostas por ele ilegal.

O tribunal determinou que as tarifas continuem em vigor até 14 de outubro, concedendo ao governo Trump a chance de recorrer à Suprema Corte.

O republicano ressaltou que o tarifaço segue em vigor e afirmou que o tribunal de apelações — que classificou como “altamente partidário” — errou ao dizer que as tarifas deveriam ser suspensas.

Ele acrescentou que, “com a ajuda da Suprema Corte dos EUA”, pretende manter a taxação.

Leia +: https://bit.ly/3HZYFbt

– Agro Estadão informa que a viagem da comitiva brasileira ao México gerou resultados positivos para a agropecuária do Brasil, na visão do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro.

Um dos anúncios feitos pelo chefe da pasta é um novo mercado. “Abrimos o mercado das farinhas bovinas e suínas para o México, para ganhar competitividade e mais oportunidades”, disse o ministro. Outra questão que avançou foi a prorrogação do Pacote Contra Inflação e Escassez (Pacic, na sigla em espanhol).

Como adiantado pelo Agro Estadão, o tema estava na pauta de negociação.

Leia +: https://bit.ly/4oZq2mA

– Agro Estadão fala que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda suspender a quitação de dívidas para algumas empresas que foram afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos.

A sinalização foi dita pelo presidente do banco, Aloizio Mercadante, durante um encontro com prefeitos na quinta-feira, 28.

A proposta é conhecida como stand-still e foca em empresas que lidam com produtos perecíveis.

A medida já foi adotada antes no caso das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.

Leia +: https://bit.ly/3JBjXNf

– Estadão divulga que uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) aconteceu em Brasília na tarde deste domingo, 31.

Os atos contaram com pessoas caminhando e também com uma carreata. Além do apoio a Bolsonaro, os manifestantes também fizeram críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Muitos traziam bandeiras do Brasil ou se vestiam com suas cores.

Carlos Bolsonaro (PL-RJ), vereador na cidade do Rio de Janeiro e um dos filhos do ex-presidente esteve no  protesto, segundo ele, “em apoio a Jair Bolsonaro e contra as covardias cometidas contra a Constituição”.

Leia +: https://bit.ly/46gmAg3

– O Globo fala que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira, entre 10h e 18h.

Segundo a decisão, a visita deve cumprir todas as condições legais e judiciais já impostas ao réu.

A visita acontece um dia antes do início do julgamento no STF de Bolsonaro e outros sete réus por suposta trama golpista após as eleições de 2022.

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto.
Leia +: https://bit.ly/47Rjd0j

– Painel, da Folha de S. Paulo, informa que o esquema de segurança para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal) cita a colocação de gradis em torno do Palácio do Planalto, além de reforço nas residências oficiais do presidente Lula (PT) e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), se necessário.

O protocolo de segurança foi feito exclusivamente para o julgamento de Bolsonaro, a partir de terça-feira (2).

O documento foi aprovado na quinta (28) pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal, em reunião com os órgãos de segurança locais e federais.

eia +: https://bit.ly/4lTJw9E

FPA: Analise de Mídia – 01/09/2025 1

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
[email protected]


🟢 Gostou do tema? Quer estar sempre informado?

Participe do nosso grupo no WhatsApp 👉
Clique aqui

Siga nossa página no
Facebook e
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 👉
WalVerso