Estado de São Paulo tem alerta de chuvas para o litoral e clima seco no interior
O estado de São Paulo vai passar por duas situações diferentes entre terça-feira (26) e quarta-feira (27). Enquanto a faixa leste registra possibilidade de chuva, devido à passagem de um sistema de baixa pressão próximo à costa, no interior há risco de incêndios e baixa umidade.
“O Centro de Gerenciamento de Emergências emitiu um boletim especial para tempestade, principalmente para as regiões da faixa leste, a região litorânea, região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, região de Campinas, Itapeva. Essas regiões vão enfrentar uma possibilidade de tempestades com chuva isolada, raios, até chuva de granizo”, afirma o major Rodrigo Fiorentini, diretor da divisão de respostas da Defesa Civil.
Já no interior, principalmente as regiões centrais, norte, como Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, o risco de incêndios está alto. “Nossos mapas indicam risco bem elevado para os próximos dias. Então é muito importante que nesse período com umidade relativa do ar baixa, temperatura alta, que a população tenha muita atenção e adote medidas preventivas quanto aos riscos de incêndio florestal no estado”, reforça o Major Rodrigo Fiorentini.
Incêndio em São Simão
Na segunda-feira (25), a Defesa Civil do Estado passou a utilizar o retardante de fogo para conter as chamas que atingem a cidade de São Simão, região de Ribeirão Preto. Nesta terça (26), já foram realizados 22 lançamentos do produto. O líquido vermelho é um fertilizante agrícola, potencializa em até 5 vezes a capacidade da água em conter as chamas e impede que o incêndio comece novamente em áreas que já estavam controladas.
“O líquido é diluído na água e a partir daí é colocado na aeronave que carrega 1500L e vai até o local do incêndio e faz o lançamento diretamente nos focos, com toda a coordenação do Corpo de Bombeiros. Isso melhora a eficiência do combate”, explica o Major Rodrigo Fiorentini, diretor da divisão de respostas da Defesa Civil.
A região com focos de incêndio compreende área de plantação rural e de preservação permanente, cerrado. O incêndio começou no domingo (24) e atinge a Estação Ecológica Santa Maria. As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Fundação Florestal estão atuando por terra desde as primeiras horas do fogo.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF). Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.
O post Estado de São Paulo tem alerta de chuvas para o litoral e clima seco no interior apareceu primeiro em Agência SP.