Mulheres com deficiência podem se inscrever em versão ampliada do curso de Liderança e Empoderamento Feminino

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abriu nesta segunda-feira (25) as inscrições para o curso de “Liderança e Empoderamento Feminino do programa TODAS in-Rede – Versão Ampliada”. As vagas são limitadas e as inscrições vão até 30 de setembro. Esta é a última oportunidade do ano para realizar a capacitação. O curso é desenvolvido em plataforma virtual acessível em Libras e audiodescrição, e conta com certificação. As aulas desta nova turma ocorrerão nos dias 07, 09, 14, 16 e 21 de outubro, das 19h às 22h.

Criado em 2020, o programa tem como objetivo incentivar a independência e a autonomia das mulheres com deficiência. Diante da demanda de alunas por mais informações e oportunidades de interação, a versão ampliada do curso está sendo lançada, com o objetivo de atrair novas alunas ou pessoas que já concluíram a formação em edições anteriores.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança a ‘Videoteca da Inclusão’

“O TODAS in-Rede é um programa extremamente importante para as mulheres com deficiência porque a violência contra o gênero feminino ainda é uma realidade mundial. O curso proporciona a elas a oportunidade de aprender sobre seus direitos, que muitas vezes elas nem sabem que têm, e de entender a importância de serem independentes”, aponta a coordenadora do programa, Caroline Reis.

O curso abrange temas como trabalho, renda, autoestima e empoderamento; direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; prevenção à violência; relacionamentos interpessoais; envelhecimento; habilidades socioemocionais; fundamentação teórica; direitos políticos; estratégias de mobilização e atuação política.

Importante destacar que, das 16 professoras desta ‘Versão Ampliada’, 14 possuem algum tipo de deficiência. Ana Freitas apresenta a aula “Introdução aos recursos da inteligência artificial”; Camila Aragão trata de “Eu amanhã! (inclusão por meio da vivência da sexualidade)”; Carol Santos conduz a roda de conversa “Violência – Da Dor à Luta: Ativismo Feminista e Mulheres com Deficiência”; Carolina Videira (Carola) discute o tema “Empreendedorismo”; Helena Rosa Gois aborda “Violência contra a mulher com deficiência – prevenção e rede de apoio / Emancipação”; Joyce Rocha compartilha reflexões sobre “Relacionamento com o cliente / experiência do design de usuário e representatividade”; Karla Garcia Luz desenvolve a aula sobre “Política da Mulher”; e Katya Hemelrijk da Silva fala sobre “Mercado de Trabalho para pessoas com deficiência: desafios do RH e das pessoas com deficiência na busca de oportunidades”.

Já Laureany Ivy apresenta o tema “Networking – Uso das redes sociais para divulgação de trabalhos e da própria vida”; Luciana Viegas discute “Representatividade”; Maria de Mello analisa o contexto brasileiro na aula “Gerontecnologia”; Nayara Rodrigues explora “Eu amanhã! (inclusão por meio da arte e da cultura)”; Renata Tibiriçá trata de “Políticas Públicas de Pessoas com Deficiência”; Tatiana Rolim desenvolve a aula “Qualidade de Vida e Direitos: Ciclo de Vida sexual e afetivo / Maternidade Real”; Thaís Becker discute “Capacitismo e Violência contra a mulher com deficiência”; e Vitória Bernardes apresenta uma “Atualização sobre a 5ª Conferência PCD (Políticas Públicas de Pessoas com Deficiência)”.

O TODAS in-Rede integra a Escola da Inclusão que conta com uma plataforma de capacitações on-line e acessíveis desenvolvida em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A iniciativa também conta com a parceria com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME).

Serviço: Inscrições para o curso de Liderança e Empoderamento Feminino do programa TODAS in-Rede
Data de inscrições: de 25 de agosto a 30 de setembro
Link para inscrição: https://bit.ly/VersãoAmpliada25
Aulas: 07, 09, 14, 16 e 21 de outubro, das 19h às 22h.

O post Mulheres com deficiência podem se inscrever em versão ampliada do curso de Liderança e Empoderamento Feminino apareceu primeiro em Agência SP.